Quais os principais componentes de uma usina hidrelétrica?

Em seu livro, Projeto de Usinas Hidrelétricas: passo a passo, o engenheiro Geraldo Magela Pereira apresenta as peças fundamentais dessa obra de grande porte

Vertedouro da UHE de Tucuruí. (Imagem retirada do livro Projeto de Usinas Hidrelétricas/Cortesia Eletronorte). Todos os direitos reservados.

Uma usina hidrelétrica é composta, basicamente, pelos seguintes componentes:

  • uma barragem, que fecha o rio para criar a carga hidráulica;
  • um vertedouro, para extravasar as vazões que excedem as que são turbinadas;
  • uma estrutura de tomada de água, um conduto forçado e uma casa de força (que abriga o conjunto turbina-gerador);
  • um canal de fuga, pelo qual se restitui a água turbinada ao leito natural do rio, constituindo o circuito hidráulico de adução e geração.

A montante da tomada de água, tem-se um canal de adução, que pode incorporar uma câmara de desarenação, uma câmara de carga e, eventualmente, um sangradouro lateral, dependendo das condições locais e de cada projeto.

Entre a tomada de água e a casa de força, normalmente há um conduto forçado, que pode ser incorporado às estruturas de concreto. Pode também existir um túnel de adução e uma chaminé de equilíbrio. São várias as alternativas possíveis para serem analisadas em cada situação.

Mais estruturas

Outros componentes fazem parte do conjunto de obras que não dizem respeito à geração de energia, como escada para peixes e eclusas de navegação, quando os estudos e projetos determinarem a necessidade de algumas delas.

Os tipos de arranjo geral das obras dos empreendimentos hidrelétricos dependem das características topográficas e geológico-geotécnicas de cada local de implantação.

Esses arranjos variam muito se o local é em planície, se é em vale medianamente encaixado ou se é em vale totalmente encaixado.

Quanto aos equipamentos, além do conjunto turbina-gerador, citam-se os sistemas e equipamentos auxiliares (mecânicos e elétricos), os barramentos blindados, os transformadores, as subestações e a linha de transmissão.

Tudo a ver

Aproveite e confira em nosso lojão o livro Projeto de Usinas Hidrelétricas. Elaborada como um manual passo a passo, a obra conta com inúmeros exemplos retirados de projetos de hidrelétricas brasileiras.

Há também um capítulo sobre os principais acidentes com barragens no Brasil e no mundo, que discute os riscos, as formas de prevenção e a gestão do patrimônio.