Engenharia civil

Inspeção predial: o que é e para que serve?

O principal objetivo da inspeção predial é determinar as irregularidades que possam prejudicar a qualidade da edificação, da mesma forma como funcionam os apontamentos dos médicos sobre as doenças e os maus hábitos humanos que prejudicam a saúde.

Esse conhecimento técnico das manifestações patológicas prediais, associado à identificação de anomalias, falhas de manutenção e irregularidades de uso e operação é fundamental para que se possa planejar o “tratamento predial” de qualidade, representado pelos bons cuidados técnicos, de manutenção e de uso.

Esta constitui-se, portanto, de um retrato técnico da qualidade edilícia em determinado momento, buscando estabelecer providências e responsabilidades pelo cuidado do edifício.

O bom retrato indica o bom gestor do prédio, a foto “desfocada” recomenda correções e melhorias. O retrato da inspeção também é útil ao gestor da construção na fase da garantia, pois a atenção com a saúde do “bebê” predial é fundamental, inclusive para preservar a garantia e evitar a degradação precoce.

Fluxograma das ferramentas da Engenharia Diagnóstica. Imagem retirada do livro Inspeção Predial total, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

A inspeção predial é uma importante ferramenta da Engenharia Diagnóstica. Inspeção predial total apresenta os conceitos básicos, explica as noções de qualidade total e desempenho predial, visão sistêmica tridimensional, análise de risco e manutenção. Uma leitura fundamental para engenheiros.

Para saber mais