Geografia e meteorologia

Quartas no Lagesolos discute o papel dos GeoParks e do patrimônio geológico na geoconservação

Na próxima quarta-feira (14), o projeto Quartas no Lagesolos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe sua 25ª convidada, a Profª. Drª. Jasmine Cardozo Moreira (UEPG e WVU-EUA) para discutir o tema O valor da Geoconservação: papel dos GeoParks e do patrimônio geológico.

Moreira será entrevistada pelos professores doutores Antônio J. T. Guerra e Maria do Carmo O. Jorge, ambos do Lagesolos-UFRJ. Além destes, o evento virtual contará com a participação da Profª. Drª. Thaís Guimarães (UPE-Petrolina). 

O Quartas no Lagesolos será transmitido ao vivo no canal do Lagesolos no YouTube a partir das 16h e conferirá certificado de participação aos inscritos. 

Quartas no Lagesolos recebe Jasmine Cardozo Moreira em sua 25ª edição
Foto: divulgação

O próximo Quartas no Lagesolos conta com a participação de Jasmine Cardozo Moreira

A entrevistada desta edição do projeto Quartas no Lagesolos, Jasmine Cardozo Moreira, atua como professora associada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no curso de bacharelado em Turismo e nos programas de pós-graduação em Gestão do Território e em Geografia. 

Além disso, Moreira desenvolve pesquisas em parceria com o Serviço Florestal Americano na Universidade de West Virginia (UWV), onde atua como professora assistente adjunta. 

A pesquisadora escreveu, em coautoria com Tatiane Ferrari do Vale, o terceiro capítulo do livro Geoturismo, geodiversidade e geoconservação, publicado pela Oficina de Textos em 2018. Este trata da importância dos GeoParks para a educação, a conservação territorial e a sustentabilidade. 

Geoturismo, geodiversidade e geoconservação

Publicado em 2018 pela livraria técnica Ofitexto, o livro Geoturismo, geodiversidade e geoconservação, organizado pelos professores doutores Antônio José Teixeira Guerra e Maria do Carmo Oliveira Jorge, ambos do Lagesolos-UFRJ, trata dos principais atributos dessa forma de turismo, destacando a importância do patrimônio geológico, a cartografia da geodiversidade, o papel do solo, os fósseis e avançando na implementação dos conceitos em geoparks, visitação em trilhas e o papel das comunidades locais. Ricamente ilustrado, o livro atende a estudantes, pesquisadores e profissionais de áreas como Geografia, Geologia, Turismo, Biologia, Ecologia e Hotelaria, entre outras.

Os autores da obra fazem parte do projeto Quartas no Lagesolos, da UFRJ. Para assistir à programação desta quarta-feira, acesse este link

Para saber mais