Agricultura e Recursos Florestais

Geotecnologias e aplicações

Queimadas e incêndios florestais: novidade na Ofitexto marca os 35 anos do monitoramento de focos de fogo pelo INPE

Queimadas e incêndios florestais: mediante monitoramento orbital, livro organizado por Alberto W. Setzer e Nelson Jesuz Ferreira, marca os 35 anos do Programa Queimadas, iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que realiza o monitoramento via satélite para a detecção de fogo no Brasil. 

O último biênio foi marcado pelo aumento nos registros de queimadas e incêndios florestais no País – cerca de 60 mil km2 de vegetação foram afetados pelo fogo somente na região do Pantanal, o que corresponde a aproximadamente 40% de todo o bioma. 

Imagem de satélite mostrando fumaça provocada por queimada no pantanal.
Imagem de satélite mostrando fumaça provocada por queimada na região do Pantanal em dezembro de 2020. Foto: NOAA-20 / VIIRS (borders: OpenStreetMap contributors)/Wikimedia Commons

Queimadas e incêndios monitoradas por satélite orbital

Com o uso da tecnologia de monitoramento via satélite orbital, tornou-se possível identificar focos de fogo e de fumaça em toda a extensão do Brasil em decorrência da prática do desmatamento, além de verificar a quantidade e a qualidade dos componentes da poluição atmosférica provocada por estes eventos, o que resulta na alteração do clima não somente do País, mas de todo o planeta. 

Livro marca 35 anos do Programa Queimadas

Como marco da utilização do sistema de detecção de focos de fogo por meio de satélites e do Programa Queimadas, do Inpe, o livro Queimadas e incêndios florestais: mediante monitoramento orbital será lançado ainda neste ano pela editora Oficina de Textos. 

A obra apresenta as principais ferramentas e aplicações dos estudos nesta área, além dos mais importantes resultados de pesquisas realizadas ao longo dos últimos 35 anos a partir da implantação do Programa Queimadas

Captura de tela do mapa do Brasil mostrando focos de queimadas e incêndios florestais em diversas regiões do País
Plataforma do Programa Queimadas mostra focos de queimadas e incêndios florestais. Foto: Reprodução/INPE

Queimadas e incêndios florestais: mediante monitoramento orbital reúne os trabalhos de 38 pesquisadores, que, durante esse período, têm dedicado esforços para quantificar os impactos das queimadas e dos incêndios florestais, bem como a degradação dos biomas brasileiros. Por fim, o livro apresenta os resultados do programa com o fim de planejar políticas ambientais para a gestão do fogo. 

Sobre os autores

Alberto Waingort Setzer é graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e possui mestrado em Engenharia Ambiental pelo Technion Institute of Technology. É doutor em Engenharia Ambiental pela Purdue University e tem pós-doutorado no Joint Research Center/EEC, Ispra, na Itália

É pesquisador Titular do Inpe, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), desenvolvendo projetos operacionais, pesquisas e atividades acadêmicas nos temas de monitoramento de queimadas com imagens de satélites, risco de fogo da vegetação, e meteorologia antártica.

Nelson Jesuz Ferreira é graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin – Madison, EUA e Pós Doutorado pela Universidade de São Paulo.

Foi pesquisador do INPE no período de 1979 a 2017, tendo sido Chefe da Divisão de Meteorologia por Satélite, da Divisão de Operação e Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais no CPTEC. Atua na área de geociências, principalmente nas seguintes áreas: climatologia, sistemas sinóticos, previsão de tempo, dinâmica e sensoriamento remoto da atmosfera.

Atualmente aposentado, atua como Pesquisador Voluntário e Professor Colaborador no Curso de Pós Graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Queimadas e incêndios florestais: mediante monitoramento orbital está em pré-venda na livraria técnica Ofitexto

É possível adquirir Queimadas e incêndios florestais: mediante monitoramento orbital no formato impresso em valor promocional de pré-venda na livraria técnica Ofitexto até o próximo dia 03 de novembro.

Capa do livro Queimadas e incêndios florestais: mediante monitoramento orbital. Mostra área queimada com fogo ativo e local já carbonizado.
Queimadas e incêndios florestais: mediante monitoramento orbital, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

Para saber mais