Termos usuais em Geologia Econômica e Geologia de Depósitos Minerais (parte 1)

Depósitos minerais, jazidas, lavras – a Geologia possui muitos termos; você conhece as diferenças entre eles?

Na forma como são apresentados, esses termos refletem o significado que possuem no uso diário, em textos e relatórios relacionados à geologia de depósitos minerais.

OCORRÊNCIA MINERAL: Concentração anormal de uma ou mais espécies minerais que tenham importância econômica. Embora o termo seja adimensional, geralmente é empregado para concentrações minerais de pequeno porte.

Pessoa em pé do lado de uma formação rochosa aproximadamente da sua altura.

CPRM encontra ocorrência no Piauí (Fonte: Brasil Mineral)

DEPÓSITO MINERAL: Qualquer concentração mineral de grande porte que se acredita que possa ser explorada ou que é explorada economicamente. Esse é o termo mais usado para designar uma concentração mineral que possa ter importância econômica. Também é adimensional e é empregado desde o início dos trabalhos de dimensionamento da ocorrência mineral até o final da lavra.

JAZIDA: Concentração mineral da qual se tem conhecimento suficiente para ter certeza que possa ser explorada economicamente. A diferença entre os termos jazida e depósito consiste na quantidade de informação e conhecimento disponíveis.

Pessoa de pé no meio de uma jazida de quartzo.

Jazida de quartzo (Imagem: BMRC – Beneficiamento de Minérios Rio Claro)

O termo jazida deve ser empregado, substituindo depósito, quando se agrega conhecimento e informação a um depósito, realizando escavações, sondagens e amostragens que permitam dimensioná-lo, e estudos lavra, beneficiamento e de mercado que permitam prever se o depósito poderá ser aproveitado economicamente.

MINA: Local onde se faz a extração organizada, baseada em estudos geológicos e de engenharia de minas, de uma jazida. Mina é o nome dado a uma indústria que produz minério.

LAVRA: Conjunto de procedimentos realizados para a produção de minério. A lavra é executada conforme estudos e ensaios de geologia e engenharia de minas que otimizam a extração do minério de um depósito mineral e a preservação do meio ambiente.

Foto de uma lavra, com diferentes declividades e vegetação atrás.

Planejamento de lavra aplicado a infraestrutura de mina (Instituto Minere)

GARIMPO: Local onde se extrai alguma espécie mineral sem que se tenha feito previamente quaisquer estudos de geologia ou de engenharia de minas. É um tipo de lavra feita por garimpeiros, desorganizada, com um mínimo de equipamentos e sem nenhum estudo geológico ou de engenharia de minas. É predatória ao depósito e ao meio ambiente.

MINÉRIO: Rocha que contém um mineral ou associação de minerais que, em uma dada condição geográfica, econômica e política, é suscetível de ser explorada economicamente. Um depósito mineral geralmente tem mais de um tipo de minério.

MINERAL DE MINÉRIO: Mineral do minério que contém a substância ou metal economicamente interessante, que justifica a lavra. É comum que um minério tenha mais de um mineral de minério.

Confira a segunda parte desta matéria!


Para saber mais

Capa de Processos metalogenéticos e os depósitos minerais brasileiros.

Você encontra em nossa livraria a obra Processos metalogenéticos e os depósitos minerais brasileiros, muito utilizada em cursos de graduação e pós-graduação de Geologia e Engenharia de Minas, a obra acaba de ganhar uma segunda edição, revisada e atualizada.

Os desenvolvimentos mais recentes nas pesquisas sobre este tema foram incorporados ao conteúdo, que recebeu mais de 2.000 inovações.