Top 5 vulcões ainda em atividade

Furiosos e ameaçadores, os vulcões podem ‘varrer’ cidades, impedir o tráfego aéreo e causar problemas que se alastram por quilômetros

Confira a seguir aqueles que ainda estão em atividade.

5 – Piton de la Fournaise (ou Pico da Fornalha)

Localizado na parte oriental da ilha de Reunião, departamento ultramarino da França, o Piton é um tipo de vulcão em escudo, constituído quase inteiramente por fluxos de lava fluídos. Le Volcan, como é conhecido pelas pessoas da região entrou em erupção pela última vez em 9 dezembro de 2010, e durou 2 dias. Atualmente funciona como ponto turístico da ilha de Reunião, que possui trilhas marcadas para evitar acidentes.

Piton visto de cima (foto: Macherez Yann)

 

4 – Monte Erebus (ou Monte Érebo)

Um estratovulcão –em forma de cone, moldado pelo magma-, fica localizado na Antártida, na ilha de Ross. Possui 3.800 metros de altitude e continua ativo desde 1972. Apesar de estar num território composto por gelo, já foram encontrados vestígios de lava no gelo da ilha. Foi descoberto em 1841, pelo explorador polar James Clark Ross.

Érebo em meio ao gelo (foto: Wikimedia Commons)

 

3 – Stromboli (ou Estrômboli)

Vulcão europeu mais ativo, encontra-se numa pequena ilha ao norte da costa da Sicília. Tem 926 metros de altitude e é considerado um exemplo de atividade vulcânica mista. Sempre que entra em erupção também pode causar fortes ondas.

Erupção do vulcão Stromboli, na costa da Sicília, Itália. (foto: Wikimedia Commons)

 

4 – Etna

Também situado na região da Sicília, mas na parte oriental, entre as províncias de Messina e Catania. Com 3350 metros de altitude é o vulcão mais alto da Europa. O Etna está em constante erupção, podendo ser bastante destrutivo. Porém, ultimamente suas atividades não ofereceram grande risco à população, ao contrário, os solos vulcânicos ao redor são bons para a agricultura. Sua última erupção aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2017.

Etna em fúria (foto: Wikimedia Commons)

 

5 – Kilauea

O vulcão mais ativo do mundo, segundo cientistas. Fica localizado no Parque Nacional de Vulcões, no Havaí, e já aumentou a área da ilha em mais de 1 milhão e 600 mil metros por conta de sua lava. Em 1840, o Kilauea tornou-se ponto turístico, e com isso, vários hotéis foram construídos nas proximidades. Sua erupção mais recente ocorreu no dia 5 de agosto de 2011.

Um dos gigantes (foto: Wikimedia Commons)

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.