Tratamento localizado no preparo do solo

Em comparação com os esforços envolvidos na aplicação variada de insumos, poucas aplicações de agricultura de precisão se dedicam ao preparo do solo

Máquina preparando o solo para uso. (Imagem: Ecosiglos)

 

A lógica envolvida no preparo do solo localizado está no fato de existirem variações nas condições de solo, principalmente vinculadas à compactação, que geram a necessidade de um tratamento diferenciado em relação à forma e intensidade de mobilização do solo.

“A recomendação variada de escarificação, subsolagem ou mesmo de preparo convencional pode guiar a operação para áreas na lavoura com maior propensão ou intensidade de compactação, por exemplo. Atualmente, essa prática tem sido empregada principalmente na subsolagem. ”, explicam os autores de Agricultura de Precisão.

Subsolagem

A subsolagem é uma operação de baixo rendimento operacional, altamente demandante em energia e relacionada a altos custos, além de ainda ser carente de pesquisas para melhorar a eficiência dessa prática.

Especialmente com o aumento de áreas cultivadas com plantio direto – em que não há revolvimento do solo e, consequentemente, a compactação do solo pode ser mais problemática –, essa operação tem recebido atenção de produtores e também de pesquisadores em AP.

Também na cultura da cana-de-açúcar, por exemplo, essa é uma das principais etapas do preparo de solo no momento de reforma do canavial, já que durante todo o ciclo da cultura, máquinas pesadas trafegam pela lavoura causando significativa compactação do solo.

As ferramentas de AP aplicadas nessa operação visam tanto reduzir custos quanto aumentar a qualidade do preparo e minimizar os prejuízos à cultura devido à compactação do solo.

Existem duas formas de subsolagem variada:

  • Realizar o preparo somente em locais críticos da lavoura (on/off), ao contrário do que ocorre no tratamento em área total;
  • Subsolagem com profundidade variada.

Naturalmente, a adoção de um sistema não anula a possibilidade de utilização do outro, portanto existem também as aplicações mistas (tratamento on/off e variado).

O tratamento localizado para a descompactação do solo depende da mensuração de um índice de compactação que caracteriza o seu adensamento. Os instrumentos utilizados para esse fim, são, portanto, denominados de penetrômetros.

Tudo a ver

Aproveite e veja em nosso lojão o livro Agricultura de Precisão, onde os autores introduzem o leitor a essa promissora perspectiva atual da agricultura, que alia tecnologias e ferramentas modernas à análise de dados e tomada de decisões.

Vem se mostrando cada vez mais determinante para o aumento da produtividade e a redução de custos não apenas em lavouras de grande extensão com operação mecanizada, mas até mesmo em pequenas propriedades.