Usinas Hidrelétricas: 4 perguntas para o Geraldo Magela Pereira

Matéria publicada em 26.11.2019

Engenheiro Civil com mais de 40 de experiência, ele falou ao Comunitexto sobre a produção de energia em usinas hidrelétricas, as funções de um vertedouro e explicou o que é  a AAI

Vertedouro UHE Tucuruí (Imagem: Youtube)

Comunitexto: Quais são as vantagens da construção de uma usina hidrelétrica?

Geraldo Magela: É uma energia limpa e barata quando comparada a energia das usinas térmicas. A principal desvantagem é que o processo de construção “inunda” grandes áreas. Mas os reservatórios, além da beleza cênica, têm utilidades múltiplas que têm muito valor: para abastecimento público de água, para a irrigação de extensas áreas secas, para a navegação e para o turismo.

CT: Como é produzida energia em hidrelétricas?

GM: A energia hidrelétrica é produzida a partir da energia potencial do reservatório (H) e das vazões médias do rio. Essa energia H provoca a rotação do conjunto turbina-gerador que produz a energia elétrica.

Leia também

Projeto de usinas hidrelétricas: Entrevista com o autor

O desenvolvimento das hidrelétricas – eventos marcantes

Benefícios ambientais das Hidrelétricas

CT: Qual a função do vertedouro? Existem diferentes formas dele ser incorporado à uma barragem?

GM: A função do vertedouro é de garantir à segurança da barragem, extravasando as vazões extremas que ocorrem nos períodos de chuvas e enchentes – no verão de cada ano hidrológico. Em vários empreendimentos, os vertedouros fazem parte das estruturas principais de barramento (Itaipu, Tucuruí, Balbina, São Simão, Sobradinho, Itaparica, Jupiá, etc.). Em outros os vertedouros são colocados nas ombreiras (Açu, Emborcação, Peixoto-M. de Moraes, Serra da Mesa, etc.), não fazendo parte do barramento principal.

CT: O que é Avaliação Ambiental Integrada? Quais suas orientações?

GM: AAI, como o próprio nome diz, é o o estudo de avaliação de todos os possíveis impactos ambientais provocados pela inserção de um aproveitamento hidrelétrico numa determinada bacia hidrográfica, bem como das medidas mitigadoras desses impactos. As orientações de uma AAI englobam a redução e a recuperação das áreas afetadas pelo empreendimento, minimizando os impactos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico.


GRANDE PROMOÇÃO DA OFICINA DE TEXTOS