Você sabe por que ocorre neve no Brasil?

Apesar de ser um país predominantemente tropical, a região sul do Brasil apresenta com relativa frequência a ocorrência de neve, principalmente em algumas cidades do estado de Santa Catarina como São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Para que a neve ocorra, é necessário que haja presença de nuvens de chuva, e que a temperatura da atmosfera e do solo estejam abaixo de zero. Devido a estas cidades estarem localizadas em altitudes em torno de 900 a 1.800 metros acima do mar, suas temperaturas colaboram para a ocorrência do fenômeno.

Raphael Aranha, autor do livro Geografia aplicada ao Turismo publicado pela Oficina de Textos, esteve em agosto deste ano na cidade de Urubici para acompanhar a precipitação de neve que teve por lá. Ele nos contou um pouco de como foi essa viagem, além de nos explicar melhor este fenômeno:

No dia 20 de agosto acessei um site de previsão do tempo e li a informação sobre a possibilidade da ocorrência de neve no sul Brasil. Imediatamente fiz reserva em uma pousada localizada no município de Urubici no estado de Santa Catarina. Sabia que a maior probabilidade de ver neve seria numa parte mais alta então peguei uma autorização para subir o Morro da Igreja.

Urubici está localizada no vale do rio Canoas, que tem sua nascente no ponto mais alto da topografia catarinense, no Campo dos Padres. (Imagem: Clicrbs)

Logo na entrada do parque havia uma fila enorme de carros aguardando, pois, o acesso é controlado. Após uma hora de espera consegui entrar e subir a serra, e chovia muito no momento. O ponto mais alto está localizado a 1.800 m de altitude, mas ao chegar na casa dos 1.400, 1.500 m a chuva já era neve. Percebi muita alegria nos turistas, as pessoas buzinando, algumas emocionadas e muita confraternização”

Neve bloqueia acesso a morro da Igreja, em Urubici. (Imagem: AMURES)

Comunitexto: Quais os fatores necessários para a ocorrência de neve?

Raphael Aranha: É necessário a presença de nuvens de chuva e que a temperatura da atmosfera e do solo esteja próximo de zero.

CT: A frequência do fenômeno de neve no Brasil está aumentando ou diminuindo, com o passar dos anos?

RA: Muito difícil afirmar, pois os registros atuais apontam a ocorrência de neve diversas vezes.

CT: Com as mudanças climáticas que estão acontecendo em todo o mundo, existe probabilidade de o fenômeno ocorrer com maior frequência, e em outros estados do país?

RA: Acredito que não. A neve foi registrada oficialmente apenas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Há registros não oficiais em Minas Gerais e Espírito Santo.

CT: O senhor esteve recentemente na Serra Catarinense para ver neve. Nesta área existe ocorrência de neve com frequência? Foi a primeira vez que nevou na região, ou ela já possui um histórico deste fenômeno?

RA: A Serra Catarinense pode ser considerada o local em que o fenômeno ocorre com mais frequência por causa do seu planalto sul. A altitude, entre 900m e 1800m acima do nível do mar, é o fator determinante. Mesmo estando numa latitude menor do o Rio Grande do Sul as áreas mais altas fazem a diferença. Costuma nevar todos os anos, especialmente nos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.

CT: Existe alguma organização turística que explore este fenômeno nesta região, já que, como citado pelo senhor em seu livro “Geografia aplicada ao Turismo”, este é o tipo de precipitação mais interessante, em termos de atrativo turístico?

RA: Sim, estas localidades estão repletas de meios de hospedagem para receber pessoas que se deslocam para ver neve. Há referências nas estradas que cortam a região, assim como no nome de diversos estabelecimentos comerciais que colocam a palavra neve em destaque.

CT: O Brasil é conhecido mundialmente pelas suas praias e clima tropical, que são predominantes no país. Existem regiões de clima frio que ainda são pouco exploradas, e que merecem maior atenção dos guias de turismo e das agências de viagem?

RA: A maior dificuldade é que a previsão de neve no Brasil é algo que não ocorre com muita antecedência pois é um fenômeno que depende de condições ideais para acontecer. Isso dificulta o planejamento para criar um roteiro da neve sem causar frustração.


Tudo a ver

O livro Geografia aplicada ao turismo pretende atender tanto a alunos de graduação como de pós-graduação em Turismo, Geografia e áreas afins, bem como a outros profissionais e ao público em geral interessado nessa temática.


GRANDE PROMOÇÃO DA OFICINA DE TEXTOS