Especialistas apresentam o workshop Desmontes cuidadosos com explosivos

Serão quatro dias de workshop para aprender sobre tudo que envolve a técnica dos desmontes cuidados com explosivos

Preparação para o desmonte com explosivos. (Fonte: Bruno_SM/Pixabay)

 

Carlos Manoel Nieble. José Lúcio Geraldi. Fábio Bruno. Luiz Eduardo C. Soares. Entre os dias 16 e 19 de abril, esses quatro nomes importantes da Engenharia Civil brasileira apresentarão o workshop on-line Desmontes cuidadosos com explosivos.

Quais os cuidados de um desmonte cuidadoso? O que é necessário para estabelecermos um Plano de Fogo eficiente? Quais aspectos devemos levar em consideração ao praticar implosões em áreas urbanas?

Essas e outras perguntas serão respondidas pelos palestrantes. Não perca a oportunidade de aprender e atualizar seus conhecimentos com os melhores do ramo nesse evento organizado pela Oficina de Textos.

Veja a seguir a programação:

  • 16/4 – Plano de fogo a céu aberto e desmontes esculturais

José Lúcio Geraldi abordará temas como: Desmonte de rocha a céu aberto, Exploração em pedreiras, Plano de foto (definição e parâmetros), Desmonte secundário, Desmonte escultural – escavações a frio, Pré e pós-fissuramento e Fogo cuidadoso.

  • 17/4 – Quais os cuidados de um desmonte cuidadoso

Carlos Manoel Nieble ficará encarregado de apresentar a metodologia para prevenção de danos, os Critérios de segurança (estrutural, para meio ambiente etc.), Recomendações de boas práticas de desmonte em área urbanas, Acidentes com ultralançamentos no Brasil com desmontes não cobertos e também Desmonte agressivo e não agressivo.

  • 18/4 – Implosões em áreas urbanas

Fábio Bruno discorrerá sobre o Estudo de proteção das vigas metálicas para implosão parcial do viaduto, Carregamento dos pilares de concreto para implosão de 1.200 metros de viaduto, as Diferentes metodologias para demolição do restante da Perimetral, Implosão de 300 metros do viaduto, sendo sua laje protendida, e Simulação da implosão para minimizar os possíveis danos no entorno.

  • 19/4 – Aspectos práticos e normativos do controle sismográfico de detonações em áreas urbanas

Luiz Eduardo C. Soares (Technoblast) responderá algumas questões como: Para que serve o monitoramento?, Quando monitorar?, Onde monitorar?, Como monitorar?, além de comentar sobre os Princípios básicos de vibração e pressão acústica e as Normas a serem observadas: ABNT/NBR 9653:2005 e CETESB D-7.013:2015.

Certificado garantido

A inscrição inclui, ainda, o livro eletrônico (ebook) do lançamento Desmontes cuidadosos com explosivos, acesso à reprise das palestras após seu termino, além de um certificado de participação com selo Ofitexto, contendo indicação de carga horária.

Para mais informações sobre valor e horário acesse: https://www.ofitexto.com.br/curso/desmontes-cuidadosos-com-explosivos/

Tudo a ver

Está disponível em nosso lojão o livro Desmontes cuidadosos com explosivos, onde o Profº Nieble explica os efeitos danosos do ultralançamento de fragmentos, poeiras e gases de detonação, impacto do ar, pressão hidrodinâmica e velocidades de vibração.

Apresenta também as formas de controle de danos, recomendando os melhores procedimentos a serem adotados: do plano de fogo à gestão da vizinhança.