Análise de dados geológicos multivariados


Investimento

R$790,00
Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Carga horária

24h

Objetivo

O objetivo do curso Análise de dados geológicos multivariados é introduzir os participantes nos métodos estatísticos multidimensionais necessários na análise de numerosos dados. Sem uma abordagem matemática complexa, porém com um enfoque espacial, propiciará ao participante iniciar-se na Geologia Quantitativa.

Situações que apresentam dados multivariados são comuns: características físicas de rochas sedimentares, como distribuição granulométrica, porosidade, permeabilidade; conteúdo mineralógico em rochas; caracterização de eletrofácies para classificação litológica de reservatórios de petróleo; análises geoquímicas de elementos maiores e/ou elementos traços; caracteres morfológicos medidos em fósseis; variáveis fluviais, como descarga, material em suspensão, profundidade, sólidos dissolvidos, pH e conteúdo em oxigênio; características geotécnicas de solos e rochas; bandas espectrais em imagens de satélites etc.

 

Público-alvo

Os exemplos a serem discutidos são voltados às Geociências, mas a metodologia pode perfeitamente ser utilizada em outras áreas que disponham de dados com estas mesmas características, ou seja, multivariados e regionalizados.

Carga horária: 24h

Programa

Como analisar agrupamentos?

Esse método é utilizado quando se deseja explorar as similaridades entre indivíduos ou entre variáveis, definindo-os em grupos. Segundo esse método, procura-se por agrupamentos homogêneos de itens representados por pontos num espaço n-dimensional em um número conveniente de grupos relacionando-os através de coeficientes de similaridade ou de distância.

Como utilizar o método de análise das componentes principais?

A partir de variáveis originais X1, X2, X3, …, Xp, correlacionadas, transformá-las em variáveis Y1, Y2, Y3, …, Yp, não correlacionadas e com variâncias ordenadas, para que seja possível comparar os indivíduos usando apenas as variáveis Y’i que apresentam maior variância. Para tanto, são calculados autovalores e correspondentes autovetores de uma matriz de variâncias-covariâncias [S] ou de correlações [R] entre variáveis.

Como aplicar a análise discriminante?

Na análise discriminante os grupos já são conhecidos a priori e supõe-se que as observações estão corretamente classificadas. O objetivo é verificar, então, se os grupos estão estatisticamente discriminados; quais variáveis são as mais importantes para a discriminação entre os grupos; classificar amostras desconhecidas dentro de grupos considerados.

Proposta de trabalho final

Os participantes deverão apresentar um exemplo de aplicação de um ou mais métodos multivariados a dados próprios ou propostos.

Investimento: R$790,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, eBook* do livro Análise estatística de dados geológicos multivariados, links para artigos e outras informações de interesse.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail ead@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou dos Ofitexto EAD; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Análise estatística de dados geológicos multivariados, publicado pela Oficina de Textos.

Autor-consultor

Paulo M. Barbosa Landim

Professor Emérito da Unesp, por sua sólida produção voltada à Estratigrafia e à quantificação em Geologia. Na Unesp, foi diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), vice-reitor, e reitor de 1989 a 1993. Professor livre-docente e professor titular da Universidade Estadual Paulista. Autor do livro Análise estatística de dados geológicos multivariados, publicado pela Oficina de Textos.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.

Certificados

Os certificados de conclusão da Ofitexto EAD têm validade em todo o território nacional, para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Em caso de prova de título, é imprescindível consultar os regulamentos para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos, uma vez que cada instituição possui suas próprias regras.

Emitimos certificados na versão digital, com assinatura da Oficina de Textos, do autor-consultor responsável e indicação da carga horária do curso.

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto iLearn em nosso FAQ: http://bit.ly/2vFEiqy


Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/comunite/ofitexto.com.br/wp-includes/class-wp-query.php on line 3149