Conversão de imagens de satélite em grandezas físicas (3a. edição)


Investimento

R$765,00
Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Início

23/10/2017

Carga horária

24h

Inscreva-se

Objetivo

Imagens de satélite podem ser usadas para confecção de mapas, um uso tradicional. Mas há aplicações mais complexas como estimar a quantidade de sedimentos em um rio ou a quantidade de biomassa aérea de uma floresta. Para aplicações dessa natureza é necessário saber transformar os números digitais, presentes junto às imagens de satélite, em grandezas físicas. O curso Conversão de imagens de satélite em grandezas físicas objetiva capacitar o participante a realizar essas conversões.

Público-alvo

O curso Conversão de imagens de satélite em grandezas físicas é dirigido principalmente a profissionais atuantes na academia (institutos de pesquisa e universidades) e na iniciativa privada envolvidos com estudos dos recursos naturais mediante o emprego de técnicas de sensoriamento remoto.

Carga horária: 24h

Programa

23 de outubro a 1 de novembro

Módulo 1: Origem do número digital (ND) e a conversão para reflectância aparente

Aqui serão apresentados alguns conceitos fundamentais intrínsecos à geração das imagens orbitais, sempre procurando explorar a intuição dos participantes. Ênfase será dada à relação entre o Número Digital (ND) e a radiância efetivamente medida pelo sensor (radiância aparente). Serão discutidos também os princípios que regem a conversão dos NDs em valores de reflectância aparente.

26 de outubro (a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 1

2 a 11 de novembro

Módulo 2: Convertendo valores de reflectância aparente em valores de reflectância de superfície

Aqui serão apresentados dois métodos tradicionais de conversão de valores de reflectância aparente em valores de reflectância de superfície, via correção atmosférica. Um deles inclui a aplicação da técnica do pixel escuro e a outra a aplicação de modelos de transferência radiativa.

9 de novembro(a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 2

13 a 22 novembro

Módulo 3: Prática – ND (com base em reflectância aparente) e Reflectância aparente (com base em reflectância de superfície)

Este módulo será inteiramente dedicado à execução (prática) das conversões discutidas nos dois módulos anteriores. Para tanto, serão fornecidos aos participantes um banco de dados para processamento no aplicativo SPRING e todos os programas e planilhas eletrônicas para que sejam executadas as conversões em questão. Um programa de correção atmosférica (6S) será também fornecido para conversão dos valores de reflectância aparente em reflectância de superfície. Os resultados serão avaliados pelos participantes em conjunto com o professor-consultor mediante o envio de tarefas e da discussão em work meeting.

21 de novembro (a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 2

23 de novembro a 1 de dezembro

Módulo 4: Normalização radiométrica

Mesmo após a correção atmosférica e a consequente conversão dos valores de reflectância aparente em reflectância de superfície de uma série temporal de imagens orbitais de um mesmo sensor ou de sensores diferentes ao longo do tempo, persiste alguma inconsistência espectral de objetos. A normalização radiométrica surge então como alternativa para minimizar essa inconsistência. Serão apresentados exercícios práticos para a aplicação dessa normalização, bem como será enfatizado como proceder para avaliar a eficácia dos resultados alcançados. Ao final deste módulo os participantes serão encorajados a propor aplicação de tudo o que foi visto no curso em dados de seu interesse.

29 de novembro (a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 4 (encerramento)

Investimento: R$765,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, capítulos do eBook* Calibração de sensores orbitais, do Autor-Consultor, links para artigos, cases e informações de interesse.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail ead@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou da Ofitexto EAD; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Calibração de sensores orbitais, publicado pela Oficina de Textos.

Flávio Jorge Ponzoni

Engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná. Cumpriu programa de pós-doutorado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri/Unicamp), onde desenvolveu trabalhos voltados para a calibração absoluta de sensores orbitais. Atua como Pesquisador Titular da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde dedica-se a estudos de caracterização espectral da vegetação e ao desenvolvimento de metodologias voltadas à calibração absoluta de sensores remotamente situados. Atua ainda como docente permanente do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Inpe.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.

Certificados

Os certificados de conclusão da Ofitexto EAD têm validade em todo o território nacional, para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Em caso de prova de título, é imprescindível consultar os regulamentos para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos, uma vez que cada instituição possui suas próprias regras.

Emitimos certificados na versão digital, com assinatura da Oficina de Textos, do autor-consultor responsável e indicação da carga horária do curso.

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Networking em nosso FAQ: http://bit.ly/2vzYDyZ

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.