Programas socioambientais: do planejamento à avaliação dos resultados


Investimento

R$750,00
Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Início

de 21/08/2017 a 2/10/2017

Carga horária

24h

Inscreva-se

Objetivo

Não raro programas socioambientais planejados na fase de projeto do empreendimento conduzem a resultados medíocres. O curso Programas socioambientais: do planejamento à avaliação dos resultados objetiva capacitar o participante a ter sucesso na elaboração, na aplicação e na avaliação dos resultados de programas de gestão socioambiental desenvolvidos no âmbito do licenciamento ambiental, de sistemas de gestão ambiental e social e de iniciativas de responsabilidade social corporativa.

Público-alvo

O curso é primordialmente dirigido para profissionais de áreas como gestão ambiental, avaliação de impacto ambiental, licenciamento ambiental, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade de empresas dos mais variados ramos de atividades, consultorias ambientais e socioambientais, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.

Carga horária: 24h

Programa

21 a 30 de agosto | Módulo 1: Principais elementos no planejamento de programas socioambientais.

Questões a serem debatidas:

  • como assegurar que os programas socioambientais estejam claramente voltados à gestão dos impactos significativos do projeto ou da organização;
  • como planejar programas socioambientais de modo que seja possível verificar o atendimento a objetivos predeterminados;
  • é necessário negociar o conteúdo dos programas socioambientais com stakeholders?

31 de agosto a 11 de setembro | Módulo 2: Análise crítica de programas socioambientais.

Os participantes examinarão um conjunto de programas descritos em um caso real de projeto submetido ao licenciamento ambiental. Será analisado um Projeto Básico Ambiental (PBA) de um empreendimento apresentado para fins de licenciamento ambiental com a finalidade de verificar objetivos, indicadores, atribuições e cronograma de cada um dos programas descritos nesse documento.

12 a 21 de setembro | Módulo 3: Avaliação de resultados, aprendizagem e melhoria contínua.

Questões a serem debatidas:

– quais critérios podem ser usados para avaliar um programa socioambiental?

– os programas socioambientais de “sucesso” resultam em aprendizagem?

– quem aprende? é possível fomentar processos de aprendizagem organizacional nas organizações que implementam os programas?

22 de setembro a 2 de outubro | Módulo 4: Planejar programas socioambientais

Os participantes prepararão um conjunto de programas socioambientais que atendam a determinados critérios preestabelecidos. A partir de um descritivo sucinto de um projeto hipotético e de uma relação de seus impactos ambientais previstos, os participantes estabelecerão o conceito de programas socioambientais voltados a esses impactos. Quem desejar, pode apresentar seu caso profissional, a ser proposto e aceito pelo Autor-Consultor.

Work meeting: Planejar programas socioambientais.

Neste encontro virtual ao vivo com o Prof. Luis E. Sánchez serão discutidas as dúvidas e questões suscitadas pela preparação da atividade prática do Módulo 4 e outras questões pertinentes ao curso.

Investimento: R$750,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, eBook* do livro Avaliação de impacto ambiental – 2ª edição do Autor-Consultor, links para artigos e cases de interesse.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail ead@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou da Ofitexto EAD; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Avaliação de impacto ambiental, publicado pela Oficina de Textos.

Autor-consultor

Luis Enrique Sánchez

Engenheiro de minas e geógrafo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Desenvolvimento pela Escola de Minas de Paris. É professor titular da Escola Politécnica da USP, onde desenvolve atividade de ensino e pesquisa em planejamento e gestão ambiental. Autor do livro Avaliação de Impacto Ambiental, publicado pela Oficina de Textos.

Professora-assistente

Carla Grigoletto Duarte

Pesquisadora de pós-doutorado na Escola Politécnica da USP, com foco no estudo da efetividade do licenciamento ambiental e tendências na área de avaliação de impacto ambiental. Engenheira ambiental e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), com atuação na área de planejamento e gestão ambiental.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.

Certificados

Os certificados de conclusão da Ofitexto EAD têm validade em todo o território nacional, para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Em caso de prova de título, é imprescindível consultar os regulamentos para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos, uma vez que cada instituição possui suas próprias regras.

Emitimos certificados na versão digital, com assinatura da Oficina de Textos, do autor-consultor responsável e indicação da carga horária do curso.

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Networking em nosso FAQ: http://bit.ly/2vzYDyZ

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.