Essa é a primeira publicação brasileira sobre o tema; apresenta a metodologia do uso dos isótopos estáveis dos elementos mais comumente utilizados, como: carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio, e seus vastos campos de aplicação. Uma potente ferramenta investigativa.

Pesquisas em solos, atmosfera, vegetação e nutrição animal são beneficiadas por esta ferramenta, e outras são de interesse amplo da população, como a adulteração de bebidas e alimentos ou a descoberta de que se plantava milho na Amazônia pré-histórica. A grande maioria dos exemplos que permeiam os capítulos deste livro resulta de estudos conduzidos pelo grupo realizados no Brasil.

Os autores pertencem a cinco gerações de engenheiros agrônomos pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), órgão de integração da Universidade de São Paulo (USP).

Informações técnicas

Autor:
Plínio Barbosa de Camargo, Luiz Antonio Martinelli, Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz, Reynaldo Luiz Victoria, Marcelo Zacharias Moreira
Páginas:
144
ISBN:
978-85-86238-85-7
eISBN:
978-85-7975-024-3
Publicação:
2009
Edição:
1

Livros e cursos relacionados