No mínimo, um olhar frio sobre a unanimidade da questão do aquecimento global. Um contraponto cientificamente bem fundado à histeria de ambientalistas alarmistas que não questionam cientificamente os fenômenos naturais indubitavelmente em curso, olvidados dos estudos e pareceres ora dominantes.
Disseca aspectos da iminência de mudanças climáticas no planeta: a ciência, a economia, a política e a ética, argumentando que a Terra está na verdade às vias de um esfriamento global e esta sim, é uma ameaça devastadora. Basta observar as oscilações climáticas de nossa era geológica.
O autor responde de maneira contundente aos alarmistas do aquecimento global e aos ideólogos cientificamente desinformados que têm desvirtuado as tendências ambientais, pressionando por medidas preventivas economicamente impraticáveis, apoiadas em relatórios de modelos incompletos e exagerados. Ele ainda argumenta que o que realmente faz sentido é primeiro concentrar nossos recursos em preocupações mais imediatas, tais como água potável e suprimentos de alimentos, que podem ser abordados com uma fração do custo e salvar milhões de vidas já nos próximos 20 anos.
Shigenori Maruyama explica que a paixão motivadora dos alarmistas do aquecimento global é, de fato, um desejo de controle político e manipulação econômica e que muitas das saídas sendo propostas são na verdade um atalho para um planeta cada vez menos saudável e uma sociedade cada vez mais pobre.
Um livro inovador e intelectualmente estimulante que oferece uma perspectiva mais abrangente sobre as reais questões climáticas, baseada tanto nas necessidades humanas quanto nas preocupações ambientais. Aquecimento Global? coloca em cheque mitos politicamente corretos que estão pondo em risco tanto a Terra como os seres humanos que nela vivem.