Sobre o Autor | Flávio Jorge Ponzoni, Engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná. Cumpriu programa de pós-doutorado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri/Unicamp), onde desenvolveu trabalhos voltados para a calibração absoluta de sensores orbitais.
Atua como Pesquisador Titular da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde dedica-se a estudos de caracterização espectral da vegetação e ao desenvolvimento de metodologias voltadas à calibração absoluta de sensores remotamente situados. Atua ainda como docente permanente do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Inpe.
Cibele Teixeira Pinto, recebeu o diploma de bacharel em matemática em 2008 e o mestrado e doutorado. graduado em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 2011 e 2016, respectivamente. Atualmente, ela trabalha no Laboratório de Processamento de Imagens da Universidade Estadual da Dakota do Sul (SDSU IP Lab) como Engenheira de Imagens. Ela também trabalha como instrutora dos cursos de pós-graduação do SDSU IP Lab. Seu interesse pela calibração radiométrica começou em 2006, na metade de seus estudos de graduação, devido a um programa de iniciação científica. Durante seu doutorado, ela e dois de seus orientadores foram os primeiros a realizar a calibração radiométrica no Satélite de Recursos Terrestres China-Brasil 4 (CBERS-4). Seus interesses atuais de pesquisa incluem calibração radiométrica indireta, intercalibração de instrumentos de satélite e análise da propagação de incertezas inerentes ao processo de calibração.
Rubens Augusto Camargo Lamparelli, Engenheiro agrícola formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Inpe e doutor pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é pesquisador no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe-Unicamp), com foco em pesquisas de Uso da Terra e suas interações com o meio ambiente, sustentabilidade, monitoramento e previsão de safras em culturas agrícolas.
Jurandir Zullo Junior, possui graduação em Matemática Aplicada (1985) e Engenharia Agrícola (1987), mestrado em Pesquisa Operacional (1990) e doutorado em Engenharia de Computação e Automação (1994), todos pela Unicamp. É pesquisador do Cepagri-Unicamp desde 1987, tendo sido diretor do centro de agosto de 2002 a agosto de 2008. Foi assessor científico da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (Cocen) de 2009 a 2013, assumindo a Coordenadoria a partir de maio de 2013. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Planejamento Agrícola, Agrometeorologia, Sensoriamento Remoto, Processamento de Imagens, Zoneamento Agrícola e Mudanças Climáticas.
Mauro Antonio Homem Antunes, graduado em Agronomia pela UFV, mestre em Sensoriamento Remoto pelo Inpe e Ph.D. pela University of Nebraska-Lincoln (UNL). É professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem experiência em Sensoriamento Remoto, com ênfase em transferência radiativa em dosséis de plantas e na atmosfera, resposta espectral de alvos, índices de vegetação, calibração de sensores e modelagem de erosão hídrica. Coordenou o programa de intercâmbio da UFRRJ com a Hochschule Karlsruhe (University of Applied Sciences), da Alemanha. Atua na graduação e pós-graduação da UFRRJ lecionando disciplinas de Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens. |
---|