Os dutos enterrados são componentes essenciais da infraestrutura das cidades, formando redes de água, esgoto, telefonia e eletricidade. Também se estendem por extensas dutovias empregadas para o transporte de produtos como petróleo e gás. O livro Dutos enterrados: aspectos geotécnicos, que acaba de ganhar uma nova edição, revista e atualizada, é um importante guia para profissionais interessados em conhecer a fundo esta área, desde as noções básicas de Mecânica dos Solos até os casos especiais de instalação, métodos de minimização de carga e especificações construtivas.
Em seus oito capítulos, a obra recobre temas como os tipos de dutos e métodos de instalação; os conceitos de permeabilidade, compactação, empuxo de terra e outros aspectos relativos ao solo; os efeitos de arqueamento e a redistribuição das tensões; os métodos analíticos para o cálculo da carga decorrente do peso do solo de cobertura sobre os dutos; os dutos flexíveis; os dutos instalados em condições especiais, como valas escoradas; e até mesmo as formas de minimização de cargas; atualmente, os métodos de maior destaque nesse campo são o berço compressível, a falsa trincheira e a utilização de geossintéticos. No último capítulo são feitas considerações sobre as especificações construtivas de dutos enterrados, com ênfase na execução de envoltórias para dutos rígidos e flexíveis.
Fruto de anos de pesquisa e experiência, o livro reúne informações clássicas da literatura e também contribuições dos autores: a técnica da Geovala, desenvolvida por Benedito Bueno para minimizar as tensões sobre dutos é uma delas; outra importante contribuição refere-se ao estudo das interferências de perdas de apoio e de levantamento sobre o desempenho de dutos, assunto que Yuri Costa pesquisou para sua tese de doutorado.