Solos: um dos mais importantes recursos naturais de nosso planeta, tanto para as necessidades humanas, como para a conservação dos ecossistemas. Além de sustentarem os campos de cultivo e pastagens de onde vêm nossos alimentos, ainda comportam campos, cerrados e florestas, integrando a biodiversidade e acolhendo a água das chuvas que depois emerge nas nascentes e mananciais. Neles também assentamos as residências, as estradas e depositamos os resíduos urbanos.
Formação e Conservação dos Solos ensina como os solos se formam e como seu uso pode se tornar sustentável, a fim de que esse recurso natural seja conservado, apesar das muitas centenas de anos em que o homem o degradou: ou porque não o conhecia ou porque não sabia utilizá-lo adequadamente.
O livro é dirigido a profissionais e estudantes de várias áreas, como Agronomia, Biologia, Geologia, Geografia e Engenharias, e, por que não, a todas as pessoas que se interessam em conhecer e preservar a natureza. A iniciação ao conhecimento da Ciência do Solo é realizada por este magnífico livro com uma linguagem simples e precisa, complementado por inúmeras ilustrações em cores.
Formação e Conservação dos Solos, agora em sua 2ª edição atualizada e ampliada, traz o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, é uma iniciação à Ciência do Solo, extremamente oportuna para professores de Geografia e Biologia pelo papel de substrato que o solo exerce. Origem, paisagem e clima condicionam o tipo de solo que se forma e, portanto, o ecossistema natural ou construído que determinado solo sustentará. Explicado pelas classes de uso do solo, o uso sustentável ajuda com que o recurso seja conservado - em contrapartida às muitas centenas de anos em que o homem o usou e o degradou. A prática de queimadas e a adubação verde com plantio direto são abordadas. Preocupar-se com o solo é reconhecer um dos mais importantes recursos naturais do planeta, por sustentar campos de cultivo e pastagens que fornecem nossos alimentos.
O livro inova ao aliar cultura científica e artística, graças à parceria da editora com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foram reproduzidas cinco obras de arte do seu acervo, produzidas por artistas brasileiros com o tema solo/agricultura, representativas de cem anos de arte brasileira, cada uma com um pequeno texto explicativo. Para coroar a iniciativa, a capa é de uma artista contemporânea que pinta com solos e pigmentos naturais.