Iniciação em sensoriamento remoto, 3ª edição ampliada e atualizada, traz um novo capítulo totalmente destinado ao processamento de imagens; pré e pós-processamentos, realce de imagens, segmentação e exatidão da classificação.
A obra procura tornar acessível a nova tecnologia de aquisição de informações sobre a Terra, cujas aplicações crescem a cada dia. Com linguagem simples e apresentação inovadora, o livro explica como elas são interpretadas e descreve os principais tipos de sensores e satélites existentes; com destaque para o programa espacial brasileiro.
Iniciação em Sensoriamento Remoto proporciona uma iniciação na “leitura” das imagens de florestas, mangues, relevos, desertos, áreas urbanas, agrícolas, erosões, represas e de fenômenos ambientais e traz sugestões de uso do sensoriamento remoto como recurso didático.
Teresa Gallotti Florenzano é geógrafa, com mestrado em sensoriamento remoto (Inpe) e doutorado em Geografia Física (USP). Atua como pesquisadora do Inpe há mais de 20 anos, com destacada colaboração também na área didática, ministrando cursos presenciais e à distância para diversos públicos. Além de vários artigos e materiais didáticos, é autora também do livro A Nave Espacial Noé (2004) e organizadora do livro Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais (2008), ambos editados pela Oficina de Textos.