Até as pedras sabem que transporte de carga de milhões de toneladas, sejam de produção agrícola ou mineral, entre outras, é realizado com eficiência e economia sobre trilhos. Transporte maciço de passageiros nas metrópoles, igualmente. No final do Segundo Império, o Brasil exibia uma das redes ferroviárias mais extensas do mundo. Em 1889 havia 53 ferrovias no País, percorrendo 9.572 km! A opção por transporte rodoviário inibiu os investimentos em modernização e ampliação das ferrovias, que, todavia, encontra muitos técnicos (e cidadãos) entusiastas por elas.
Esta obra vem apoiar um renascimento do transporte sobre trilhos, oferecendo os subsídios necessários para os estudos, projeto, construção e operação de ferrovias.
Reunindo o conhecimento de profissionais com anos de experiência em estudos operacionais, projeto, manutenção e material rodante, o Manual Básico de Engenharia Ferroviária vem suprir a carência de materiais de consulta atualizados e abrangentes em transporte ferroviário, área de crescente investimento da iniciativa privada e do Governo.
A obra aborda de maneira prática e detalhada os conceitos básicos; as principais noções sobre equipamentos, operação e manutenção da via permanente; e todas as etapas de um projeto de ferrovia, englobando estudos operacionais, básicos e de infraestrutura, além de projeto de obras de arte especiais, de sistemas e de obras complementares. Uma importante referência para estudantes, empresas operadoras ferroviárias e profissionais em Engenharia Ferroviária.
Explica em detalhes todas as etapas envolvidas no projeto de ferrovias, desde estudos de traçado e licenciamento ambiental até projetosde túneis, superestruturas e obras de arte especiais. Trata também da operação e manutenção, além dos principais conceitos sobre o material rodante.
Uma iniciativa da ABPv, preparando subsídios para o crescimento ferroviário.