A proposta de um livro sobre mapas, gráficos e redes nasceu da necessidade de se trabalhar com eles junto aos alunos do curso de graduação em Geografia.
Assim, este livro se destina, basicamente, aos estudantes de graduação interessados nessa temática. Pode ser também oportuno para alunos das últimas séries dos cursos do nível médio ou técnico. Ainda, poderá interessar aos pós-graduandos, pesquisadores e profissionais dos vários campos científicos, na medida em que vislumbrem conhecer melhor, mapas, gráficos e redes.
Para que os reconheçam como meios de registro, de pesquisa e de comunicação visual dos resultados obtidos em seus estudos, com o fim de revelar informações e não apenas como meras ilustrações. A abordagem se inicia encaminhando o interessado para uma incursão num domínio bastante específico — o da representação gráfica. Complementa-se essa reflexão com considerações básicas sobre o que significa o fazer mapas, gráficos e redes para, em seguida, dar esclarecimentos sobre a coleta, a apresentação dos dados, seu processamento para a efetiva representação desses, terminando com uma breve explanação sobre seu uso, contemplando a leitura, análise e interpretação.
O conteúdo da obra está organizado em três grandes partes fundamentais: uma sobre os mapas, outra sobre os gráficos e uma terceira acerca das redes. Em cada parte, após fazer um breve histórico, entra-se no assunto, subdividindo-o em itens pertinentes. No caso dos mapas, levar-se-á em conta uma estrutura metodológica que articula as representações em mapas, mais especificamente as da Cartografia temática, de maneira a possibilitar a indicação dos métodos apropriados a serem adotados em sua elaboração. O seu uso também será visto.