Sobre o Autor | Flávio Jorge Ponzoni, Engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná. Cumpriu programa de pós-doutorado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri/Unicamp), onde desenvolveu trabalhos voltados para a calibração absoluta de sensores orbitais.
Atua como Pesquisador Titular da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde dedica-se a estudos de caracterização espectral da vegetação e ao desenvolvimento de metodologias voltadas à calibração absoluta de sensores remotamente situados. Atua ainda como docente permanente do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Inpe.
Yosio Edemir Shimabukuro, Engenheiro florestal formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e PhD em Ciências Florestais e Sensoriamento Remoto pela Colorado State University (EUA).
Atua como Pesquisador Titular da Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, onde, desde 1973, vem desenvolvendo estudos voltados à aplicação das técnicas de sensoriamento remoto no estudo da vegetação. Tem sido responsável pela concepção e pelo aprimoramento das metodologias destinadas à identificação e à quantificação de desflorestamentos na região amazônica, as quais têm sido aplicadas nos projetos Prodes e Deter, desenvolvidos pelo Inpe. É docente permanente do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Inpe.
Tatiana Mora Kuplich, Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre, fez especialização em Organização do Espaço pela Université Toulouse III (França), Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Inpe, PhD em Geografia pela University of Southampton (Reino Unido) e pós-doutorado na University of California Santa Barbara (EUA). Desde 2002 atua como Tecnologista no Inpe em trabalhos com sensoriamento remoto da vegetação e uso da terra. Em 2008 transferiu-se para o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS), unidade do Inpe em Santa Maria-RS, onde incluiu os campos sulinos dos biomas pampa e mata atlântica aos seus temas de pesquisa. É docente colaboradora na pós-graduação do Inpe e UFRGS e docente permanente na pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). |
---|