Radargeologia é uma técnica que utiliza imagens de Radar de Visada Lateral na interpretação geológica. Situando-se na faixa das micro-ondas, as imagens deste sensor fornecem informações bem distintas daquelas apresentadas pelos que trabalham na faixa do ótico (Visível e Infravermelho). No radar, a influência na imagem é principalmente da geometria dos alvos em relação aos ângulos de visada, além de se beneficiar da independência em relação às nuvens. O autor desenvolveu uma metodologia específica para Radargeologia denominada Sistemática de Elementos Radargráficos (SER). Consiste na sistematização de elementos radargráficos (células texturais) ou seja sinais de retorno idênticos através de várias etapas: leitura, reconhecimento, identificação, análise e interpretação. Com linguagem didática, apresenta critérios para identificação de tipos litológicos, lineamentos estruturais, falhas, dobras, redobramentos e discordâncias, estruturas circulares e policirculares, astroblemas.
Em dez capítulos, 483 páginas, a obra enfoca os conceitos básicos de radar e os procedimentos metodológicos através dos distintos estágios. Como exemplos, traz santuários geológicos brasileiros, como Serra dos Carajás (PA), Chapada do Cachimbo (PA/AM/MT), Serra de Jacobina (BA), Quadrilátero Ferrífero (MG), Poços de Caldas (MG), dentre outros. Contém 240 imagens de Radar (GEMS, PALSAR, RADARSAT e SRTM, principalmente), 113 figuras, 8 fotos, 2 quadros e 20 tabelas. Disponível em CD.
A obra destina-se aos profissionais e acadêmicos de geologia e geografia (geomorfologia) em especial, e para pesquisadores ligados às ciências da Terra.