Capítulo 01 | Capítulo 01: --A obra inicia com o capítulo escrito por Kátia Leite Mansur, intitulado Patrimônio geológico, geoturismo e geoconservação: uma abordagem da geodiversidade pela vertente geológica. A autora chama a atenção para como a geodiversidade envolve a variedade de ambientes geológicos e processos ativos geradores de paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais, que constituem a base para a vida na Terra. |
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Capítulo 02 | Capítulo 02: --O Cap. 2, de Maria do Carmo Oliveira Jorge, intitula-se O papel das comunidades locais, sua importância e os novos desafios acerca da sustentabilidade ambiental. A autora destaca que, entre os novos conceitos emergentes, um fator que vem a somar é a participação da comunidade local na conservação do patrimônio, e não a sua exclusão, pois trata-se de indivíduos que vivem, convivem e conhecem os mecanismos e a fragilidade do ambiente natural. |
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Capítulo 03 | Capítulo 03: --O Cap. 3, escrito por Jasmine Cardozo Moreira e Tatiane Ferrari do Vale, tem como título Geoparks: educação, conservação e sustentabilidade. As autoras afirmam que o geopark é uma espécie de selo de qualidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aos territórios cuja premissa seja o desenvolvimento territorial por meio da geoconservação. |
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Capítulo 04 | Capítulo 04: --O Cap. 4, O papel dos solos sob a ótica do geoturismo, da geodiversidade e da geoconservação, foi escrito por Antonio José Teixeira Guerra. O autor chama a atenção para como os solos podem ser utilizados, em projetos de geoturismo, como instrumento pedagógico, por meio da chamada geoeducação, não só nas universidades, mas também em escolas de ensino fundamental e médio. |
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Capítulo 05 | Capítulo 05: --O Cap. 5, de Silvio Carlos Rodrigues e Lilian Carla Moreira Bento, intitula-se Cartografia da Geodiversidade: teorias e métodos. Os autores destacam que a Cartografia da Geodiversidade compreende uma gama variada de métodos, que são aprofundados ao longo do capítulo e vêm passando por um processo de melhoria e adaptações, segundo as peculiaridades de cada estudo. |
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Capítulo 06 | Capítulo 06: --O Cap. 6, Fósseis: importância econômica e social do patrimônio paleontológico, escrito por Ismar de Souza Carvalho, destaca que os fósseis têm um potencial que transcende sua relevância científica para o entendimento da história geológica da vida. Embutidos em seu crescente interesse popular, os fósseis possuem um capital social e econômico capaz de fazer deles elementos transformadores da economia e da realidade social das comunidades em que são encontrados. |
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Capítulo 07 | Capítulo 07: --O último capítulo do livro, escrito por Nadja Maria Castilho da Costa e Flávia Lopes Oliveira, chama-se Trilhas: “caminhos” para o geoturismo, a geodiversidade e a geoconservação. As autoras mostram que, historicamente, as trilhas e os caminhos resultam de ações exploratórias, especialmente em ambientes florestais, como é o caso do litoral brasileiro, na medida em que o homem precisava (e ainda precisa) ocupar novos espaços com diferentes atividades. |
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