A arquitetura sem portas, os pequenos cuidados, a localização, a vista panorâmica e outros fatores tem um especial efeito em nós, e em nossos pacientes, que se sentem mais relaxados e abertos. Ampliei minha casa no intuito de construir um espaço novo, que fosse ao mesmo tempo de lazer para minha família e de trabalho para mim e minha esposa, no atendimento psicoterapêutico.
O aspecto arquitetônico é, sem dúvida, um componente importante em nossas vidas, conforme Heidegger afirma "a fronteira não é aquilo em que uma coisa termina, mas, como já sabiam os gregos, a fronteira é aquilo de onde algo começa a se fazer presente". A contribuição do espaço fí sico simples e planejado ampara o sentimento interno de verdade e harmonia que tanto prezamos em nossa família.
Este livro abrange os aspectos dramáticos do aprendizado para a definição do orçamento, os custos limites e calculados, a importância do domínio das técnicas de planeja mento, suas ferramentas e o gerenciamento, bem como a abrangência da tectônica nas qualidades sensórias previstas no projeto, nos materiais definidos, da cor, luz e transparência proporcionada. Situei a nova construção no fundo do imóvel, de um lado a vista panorâmica e encantadora para mata virgem, de outro o acesso direto à piscina e ao jardim.
Com localização privilegiada, protegida contra os ventos e com a piscina localizada ao sol, entre as árvores, as flores e a casa do dia-a-dia. O telhado de barro em estrutura de madeira, os amplos vão, a tesoura, a inclinação e os beirais que protegem da chuva, espaço da introspecção e da conversa íntima com meus acentes. Nada foi esquecido, outros espaços interessantes foram criados, a sauna e o banho, prefigurando sob o esmo teto a área de refeição com os familiares e amigos.