Assista à palestra on-line (Talk) de 1h40 com com Paulo Menezes sobre a importância da Informação Geográfica ou Geoespacial e de um sólido conhecimento cartográfico na produção de mapas de maneira geral. Também destaca a relevância da apresentação e interpretação de material cartográfico, digital ou analógico.
Descrição completa
Esta palestra, gravada em 17/8/2017, aborda a importância da Informação Geográfica ou Geoespacial e de um sólido conhecimento cartográfico na produção de mapas de maneira geral. Também destaca a relevância da apresentação e interpretação de material cartográfico, digital ou analógico. A Cartografia é cada vez mais aplicada no cotidiano com o uso da informação geográfica aliada às tecnologias de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Laser, entre outras disponíveis no mercado, por exemplo: no monitoramento de desastres naturais, de áreas degradadas, na avaliação de impacto ambiental de uma região, na definição de planos de manejos de parques e áreas de reserva ambiental e até no planejamento de geomarketing de uma empresa. Em todos esses casos, é imprescindível reconhecer os principais desafios para adquirir a informação necessária e também para tratá-la e representá-la de forma útil e adequada.
[Atenção: Esta palestra é gravada]. O acesso ao conteúdo do material digital (vídeo) é realizado na plataforma Vimeo em até 1 dia útil após confirmação de pagamento.
Público-alvo
Esta palestra é destinada a pesquisadores e profissionais envolvidos com a Cartografia como fim ou como meio, em diferentes atividades.
Carga horária: 1h40
Autor-consultor Paulo Márcio Leal de Menezes é Oficial Reformado do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro, Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é Vice-Presidente para Assuntos Internacionais da Sociedade Brasileira de Cartografia, Vice-Presidente da Associação Cartográfica Internacional (ICA/ACI), Coordenador da Comissão/ Grupo de Trabalho Conjunto da UGI (União Geográfica Internacional) e da ICA em Toponímia e professor adjunto da UFRJ, onde é o coordenador do GeoCart (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ).