Com o quarto volume da série CONSTRUÇÕES DE CONCRETO, de F. Leonhardt, completa-se a parte da obra dedicada a estabelecer os princípios fundamentais relativos ao projeto, dimensionamento e detalhamento das estruturas de concreto armado.
O presente volume trata dos aspectos relacionados com as verificações que devem ser efetuadas no estado de utilização, ou seja, com a verificação das condições de serviço.
Após uma introdução sobre os níveis de exigência a serem satisfeito, com referência à capacidade de utilização das estruturas para os graus de carregamento definidos, um extenso capítulo é dedicado à limitação da fissuração, onde são apresentados os recentes desenvolvimentos obtidos, à luz de resultados de ensaios, e os aspectos particulares da fissuração nos casos de tração, flexão, cisalhamento e torção, tendo em vista as exigências da DIM 1045 e as recomendações do CEB.
A seguir, é tratada a questão da deformabilidade das peças estruturais de concreto armado, onde em capítulos sucessivos consideram-se, em detalhe, as deformações produzidas por força normal, flexão, cisalhamento e torção. Um capítulo especial é dedicado aos conceitos básicos do cálculo em regime prático e à redistribuição de momentos.