Explicações bem estruturadas, exemplos realísticos e exercícios selecionados. Essas as três principais virtudes da quinta edição de Fundamentos de sistemas hidráulicos, de Irlan von Linsingen, livro da tradicional Coleção Didática que tem como objetivos principais servir como referência tanto nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica, quanto nos projetos de áreas industriais permanentes.
Escrito em sete capítulos, com dois apêndices, Fundamentos de sistemas hidráulicos é ilustrado com mais de 200 figuras e enriquecido com cerca de 300 equações. São textos apresentados de forma simples e acessível, mas, na avaliação do professor Luiz Teixeira do Vale Pereira, caracterizados por uma “fundamentação teórica correta e consistente”.
A obra de Irlan von Linsingen, mestre em Ciências Térmicas e doutor em Educação em Ciências, é prefaciada pelo professor de Engenharia Mecânica e ex-reitor Alvaro Toubes Prata. “O aluno de engenharia, ao estudar em livros de autores nacionais, estará mais propício a desenvolver uma visão nacional da engenharia e sentir-se-á mais estimulado a pensar em uma engenharia construída a partir de interesses nacionais”, acredita. A UFSC tem tradição no ensino e na pesquisa neste campo do conhecimento.
O Departamento de Engenharia Mecânica, por exemplo, foi pioneiro ao criar uma disciplina obrigatória sobre sistemas hidráulicos para graduação, implantando, em consequência, na década de 1980, o Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos. “O livro trata de forma equilibrada tanto de fundamentos como de aplicações”, assinala o ex-reitor
A Coleção Didática, criada no início da década de 1980, constitui-se em “uma linha objetiva de contato entre alunos, o professor, a atividade de ensino e a sala de aula”. Considerada carro-chefe da editora, a coleção vem preenchendo uma lacuna no ensino, na extensão e na pesquisa das universidades brasileiras.
Os livros têm “como proposta um apanhado de conteúdo programático resultante do aperfeiçoamento de textos usados em sala de aula, que incluem exercícios e demonstrações, clareza de explicação e abordagem”.