Objetivo
Este workshop on-line, liderado por Carlos Manoel Nieble e que conta com a participação de convidados renomados, aborda os seguintes temas:
Aula 1| Plano de fogo a céu aberto e desmontes esculturais, com José Lúcio Pinheiro Geraldi.
– Desmonte de rocha a céu aberto
– Exploração em pedreiras
– Plano de foto (definição e parâmetros)
– Desmonte secundário
– Desmonte escultural – escavações a frio
– Pré e pós-fissuramento
– Fogo cuidadoso
Aula 2 | Quais os cuidados de um desmonte cuidadoso, com Carlos Manoel Nieble.
– Apresentação de metodologia para prevenção de danos
– Critérios de segurança (estrutural, para meio ambiente etc.)
– Recomendações de boas práticas de desmonte em área urbanas
– Acidentes com ultralançamentos no Brasil com desmontes não cobertos
– Desmonte agressivo e não agressivo
Aula 3 | Implosões em áreas urbanas, com Fábio Bruno.
– Estudo de proteção das vigas metálicas para implosão parcial do viaduto;
– Carregamento dos pilares de concreto para implosão de 1.200 metros de viaduto;
– Diferentes metodologias para demolição do restante da Perimetral;
– Implosão de 300 metros do viaduto, sendo sua laje protendida;
– Simulação da implosão para minimizar os possíveis danos no entorno.
Aula 4 | Aspectos práticos e normativos do controle sismográfico de detonações em áreas urbanas, com Luiz Eduardo C. Soares (Technoblast).
– Para que serve o monitoramento?
– Quando monitorar?
– Onde monitorar?
– Como monitorar?
– Princípios básicos de vibração e pressão acústica
– Normas a serem observadas: ABNT/NBR 9653:2005 e CETESB D-7.013:2015
[Atenção: Esta palestra é gravada]. O acesso ao conteúdo do material digital (vídeo) é realizado na plataforma do site www.ofitexto.com.br após confirmação de pagamento.
Público-alvo
Este workshop é destinado a estudantes e profissionais nas áreas de Engenharia Civil e de Minas, Geologia.
Autor-consultor
Carlos Manoel Nieble
Carlos Manoel Nieble é engenheiro de minas, formado em 1966 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Em 1974, tornou-se mestre em Engenharia, pela mesma instituição, tendo apresentado a dissertação "Segurança nos desmontes com explosivos". De 1967 a 1975 trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde desenvolveu atividades relacionadas a mecânica de rochas e dinâmica de rochas, atingindo grau de pesquisador-chefe. Foi professor assistente da Escola Politécnica da USP até 1975, onde ministrou, para geólogos, engenheiros de minas e engenheiros civis, cadeiras relacionadas a Desmonte e Perfuração de Rochas com Explosivos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Foi presidente da então Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE) entre 1974 e 1976. Em 1976 fez, com alguns parceiros, a primeira implosão de edifício do Brasil, a do edifício Mendes Caldeira, na Praça da Sé, em São Paulo. A esta seguiram várias outras, sendo possível ressaltar a do Irmãos Conzo e um edifício no Largo do Machado, no Rio de Janeiro. Participou da equipe da Paulo Abib Engenharia, maior empresa projetista e gerenciadora de mineração do país, onde atuou em mecânica de rochas, dinâmica de rochas e mais de 30 barragens de disposição de rejeitos e lamas de mineração. Foi consultor de diversos empreendimentos de mineração, entre os quais minas da Vale do Rio Doce, da Ferteco Mineração, e de várias minerações a céu aberto e subterrâneas. Foi projetista e consultor das principais hidrelétricas do Brasil e América do Sul e Central, entre elas Itaipu, Tucuruí, Teles Pires e mais de cem outras, além de ter participado dos principais projetos de túneis e de metropolitanos no Brasil. Projetou e acompanhou os desmontes subaquáticos executados para o rebaixamento da calha do Rio Tietê, executado ao longo dos 24km próximos da marginal do Rio Tietê. É autor de mais de 150 artigos, sendo mais de 40 em congressos internacionais. Junto com Guido Guidicini, é coautor do livro Estabilidade de taludes naturais e de escavação, editado pela Edgard Blucher em associação com a USP. Atualmente, é consultor de risco geológico e dinâmica e mecânica das rochas aplicadas a hidrelétricas, túneis e metropolitanos subterrâneos.
De: R$ 0,00Por: R$ 175,00X de no cartão
À vista por
(-3% no depósito ou PIX)