Do ponto de vista social, o georreferenciamento é uma ferramenta que facilita o controle mais eficaz sobre os registros dos imóveis rurais porque fornece as informações necessárias para evitar títulos de terra sobrepostos, minimizando as dúvidas, os litígios e as grilagens no meio rural.
O georreferenciamento não é uma atividade nova, no entanto, ao longo dos dois últimos séculos, tem ele fornecido os meios para se fazer a localização de pontos na superfície da Terra. No Brasil, o georreferenciamento ganhou força a partir de 2001, com a promulgação da Lei Federal 10.267, que exige dos imóveis rurais a sua vinculação o Sistema Geodésico Brasileiro.
Do ponto de vista técnico, o georreferenciamento é um avanço sem precedentes porque ele veio para dar maior confiabilidade às informações a respeito do meio rural e para possibilitar a integração das bases de dados espaciais de diferentes órgãos federais e estaduais, facilitando a extração de informações sem risco de duplicidades, favorecendo o sincronismo entre mapas de imóveis vizinhos e não o conflito entre eles