A aplicação da Metodologia de Projetos favorece o exercício de Transversalidade e Interdisciplinaridade, propiciando práticas pedagógicas que atendam aos objetivos propostos e programados para cada disciplina escolar. Seu uso possibilita ao professor maior flexibilidade na execução do programa de ensino e em sua organização. Ao mesmo tempo, permite uma autonomia reflexiva sobre a prática educativa e pedagógica.
Para a realização do ensino usando a Metodologia de Projetos, uma vez definidos a situação-problema e os objetivos, os participantes precisam ter envolvimento e participação direta com as práticas de aprendizagem, pois muitas são as possibilidades de uma aprendizagem significativa quando os conteúdos são interdisciplinares e os sujeitos são os protagonistas da situação. A aprendizagem significativa desafia o aluno a buscar soluções para as situações-problema quando lhe são apresentadas de forma a provocar conhecimento. Assim, a ação docente na qual professor e aluno participam de um processo conjunto para construir o “aprender a aprender” torna a aprendizagem colaborativa, significativa e transformadora.
Sendo assim, este livro tem como objetivo auxiliar o professor no uso da Metodologia de Projetos como prática pedagógica, promovendo, dessa forma, atividades educativas. Para verificar a eficácia da metodologia proposta, as autoras nos trazem uma pesquisa feita com alguns alunos de uma escola estadual, a qual tinha vários projetos sobre a conservação do Meio Ambiente, com maior ênfase na temática “água”.