Este livro apresenta ao público a relação teoria e prática na formação do técnico em Agroecologia, em que o autor busca compreender o trabalho enquanto unidade de pensar e fazer, trabalho manual e trabalho intelectual, prática e teoria. Talvez, não casualmente, essa imbricação seja a temática que cativou o autor do presente estudo, cujo debate enraíza-se na formação do técnico em Agroecologia.
A obra busca contribuir com as escolas de formação técnica e também com a formação superior quando se trata de constituir o ser humano em sua totalidade. Ou seja, preparar para pensar e para fazer, não de forma dissociada, dual, mas de forma unitária, enquanto dois elementos do trabalho que a sociedade de classe separou.
Pensar a formação do técnico para contribuir com os camponeses na construção da agroecologia é o que aborda o livro. Nesse sentido, este material é destinado aos professores de forma geral, e em específico aos professores da Educação do Campo e do ensino profissionalizante, educadores populares, militantes de movimentos sociais; enfim, todos aqueles que acreditam em um mundo de seres humanos emancipados.