Este manual é destinado aos profissionais não especialistas em geofísica, constituindo-se em uma tentativa de construção de um roteiro, cuja finalidade é auxiliar e orientar profissionais que contratam serviços de geofísica aplicada na área de geologia de engenharia e ambiental.
Produzido pela ABGE, tem por objetivo dar suporte às empresas contratantes na construção de critérios para escolha dos métodos geofísicos mais adequados à melhor solução para uma demanda específica de um determinado projeto. Objetiva, também, contribuir com colegas geofísicos, na medida em que discute procedimentos operacionais e controle de qualidade na aquisição e no processamento de dados, visando ao melhor desempenho dos métodos geofísicos. Estudantes das ciências da Terra e do mar certamente farão bom proveito do material aqui apresentando.
Este manual está organizado em duas partes:
CAPÍTULO 1 - Investigação geofísica em terra.
CAPÍTULO 2 - Investigação geofísica em água
Este manual inclui também a apresentação de recomendações das melhores práticas para execução dos ensaios de campo e a forma como os resultados podem ser apresentados, a fim de garantir a qualidade dos serviços oferecidos na área de geofísica aplicada e o registro adequado dos dados coletados.
O Brasil ainda é carente em relação a normas e procedimentos relacionados à área da geofísica aplicada. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem organizações que elaboram e publicam normas, destacando-se a The American Society of Testing and Material (ASTN). No Brasil, somente no ano de 2011, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma NBR 15935 - "Investigações Ambientais - Aplicação de Métodos Geofísicos" com o intuito de auxiliar os profissionais a aprofundarem seus conhecimentos a respeito das características e da utilização de diversos métodos geofísicos.
Está publicação da ABGE pretende ser um manual de consulta para os profissionais contratantes de serviços de geofísica, que costuma fazer a seguinte pergunta: "qual(ias) o(s) método(s) geofísico(s) que melhor atende(m) à demanda do meu projeto?".