O livro mais aguardado do ano no meio acadêmico de graduação, pelos mestrandos e doutorandos. Sem a menor dúvida, afirmamos que o Mestre e Doutor Malavolta, carinhosamente por todos chamados de Mestre, presenteia a comunidade daqueles que possuem a necessidade e ou buscam conhecimento e ainda de um aprofundamento sobre o tema, é o livro que resolverá dúvidas, quebrará barreiras para com o assunto: Nutrição de Plantas. Somente a experiência e o nome do autor seriam suficiente para o sucesso dessa obra, com edição limitada inicialmente a 1.000 exemplares, o que fará com que muitos fiquem sem adquirirem tão precioso instrumento de sabedoria em uma primeira etapa de vendas.
Os nove capítulos deste Manual, ora editado pelo mesmo Romero, se desenrolam analisando os nutrientes do solo, os contidos nos fertilizantes comerciais, a absorção pelas raízes, a movimentação pelos tecidos vegetais, os efeitos sobre as plantas, a exportação pelas colheitas, os remanescentes contidos nos restos de cultura e os métodos de diagnóstico.Pesquisas no país e no exterior consolidam os preceitos enunciados. Tabelas e mais tabelas quantificam os resultados e reforçam as conclusões.
O sétimo capítulo é de especial interesse ao tratar dos elementos não necessariamente essenciais mas que, uma vez absorvidos pelas plantas, podem ter efeitos sobre o homem e os animais ao consumirem partes vegetais. Efeitos que podem ser favoráveis como no caso do selênio, benéfico aos entes de sangue quente, ou eventualmente prejudiciais, dependendo da quantidade ingerida, como pode acontecer com o chumbo, o cádmio e o mercúrio.
Reler ou mesmo correr os olhos pelo Manual é comodar um mergulho no passado, percorrendo matéria que já nos ocupou tantas vezes. Malavolta nos dá esse encantamento de rever partes que já aprendemos, que por vezes nos esquecemos, mas que relembramos prazerosamente.
É como o deleite de ouvir a repetição da música que gostamos. Que tenham igual prazer os que se disponham a aprender. Para eles, e para os saudosistas, o Manual de Nutrição Mineral de Plantas é de valor inestimável.