Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em ensino por competências - Impresso

Disponível em:
    Até um passado recente, se comparássemos o curso de Engenharia a um edifício, a disciplina “Introdução à Engenharia” estaria situada em um cubículo no subsolo da construção. Sua importância para a formação dos estudantes era valorizada apenas no cumprimento da carga horária mínima exigida. Em muitas universidades, a disciplina era figurativa e pouco se debatia sobre o papel e o impacto da Engenharia na sociedade.

    A atenção exclusiva a temas técnicos gerou profissionais com um perfil pouco voltado às preocupações socioambientais, carentes de discussões sobre recursos escassos e um futuro sustentável. No entanto, uma sensível mudança ocorreu com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e um enfoque em competências socioemocionais revitalizaram a visão do engenheiro na sociedade.

    A preocupação com a sustentabilidade e o debate sobre a redução dos impactos que a sociedade incrusta no planeta se somam às questões éticas da profissão. Nesse novo cenário, é exigida uma atitude mais engajada, com especial atenção aos aspectos interpessoais e organizacionais. Para esse aprendizado, a experiência de quem vivenciou essa evolução tanto no âmbito prático quanto na docência pode ser norteadora.

    Resultado da sinergia e da experiência combinada dos renomados professores José Roberto Cardoso e José Aquiles Baesso Grimoni, Introdução à Engenharia – Uma abordagem baseada em ensino por competências proporciona uma visão realista e motivadora do real trabalho do engenheiro. Há, ainda, videoaulas e também planos de aula exclusivos para professores, acessíveis mediante cadastro, no site da LTC Editora – GEN | Grupo Editorial Nacional.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes