Num cenário onde, em poucos anos, o crescimento populacional descontrolado do planeta aumentará a demanda quantitativa de alimentos com qualidade, o Engenheiro-Agrônomo adquire um papel fundamental na busca por inovações científicas e tecnológicas para aumentar a produção agrícola brasileira, caracterizada como a primeira agricultura tropical competitiva no mundo, de forma sustentável.
O livro Agronomia: profissão do presente e do futuro, um pertinente subsídio aos estudantes e recém-formados das Ciências Agrárias, apresenta um panorama da área, discutindo as inúmeras possibilidades de sua atuação profissional, seja na produção de grandes culturas, na fruticultura, na silvicultura, no cultivo de flores, na defesa fitossanitária das plantações ou na produção animal.
A obra diferencia e explica as formas de cultivar a terra, algumas tradicionais, tão antigas, e outras modernas:
- Agricultura convencional, também chamada de agricultura moderna, e suas várias etapas, que incluem remoção da vegetação nativa, aração, calagem, gradagem, semeadura, aplicação de defensivos agrícolas etc.
- Agricultura familiar, de grande importância no cenário brasileiro por ser praticada por pequenos produtores e ser diversificada, abastecendo os centros urbanos e gerando renda para manter as famílias no campo.
- Agricultura hidropônica, o método de cultivar plantas sem solo ou outro substrato, de grande relevância em regiões em que o preço da terra é alto.
- Agroecologia, que resgata a dimensão cultural da agricultura e, portanto, sua pluralidade de manifestações de acordo com cada região e atores sociais envolvidos, abrangendo também a agricultura orgânica.
- Agricultura biodinâmica, que visa a construção de um ambiente autossustentável e com o mínimo de intervenção exterior possível.
- Agricultura sintrópica, em que um sistema menos estruturado e complexo, com baixa biodiversidade, baixo estoque de nutrientes e pouca interação ecológica, é manejado no sentido de aumentar a qualidade de vida.
- Permacultura, cujo propósito é criar ambientes humanos sustentáveis, produtivos e que respeitem o ecossistema local, em harmonia com a natureza.
Agronomia: profissão do presente e do futuro inclui as contribuições da Engenharia na Agricultura, sobretudo na agricultura de precisão e na mecanização agrícola, e destaca um tópico de extrema relevância hoje: a agricultura digital e o seu papel na melhoria da produtividade.
Além do protagonismo ímpar do Engenheiro-Agrônomo no agronegócio no Brasil, um dos setores mais dinâmicos da economia do País, o livro apresenta as oportunidades profissionais de atuação e regulamentação do profissional de Agronomia. Com tamanha abrangência de assuntos, os autores buscam mostrar quão atraentes são as perspectivas para o Engenheiro-Agrônomo no País.
À vista por
(-3% no depósito ou PIX)