O livro "Hidrologia de superfície: princípios e aplicações" apresenta além dos princípios básicos necessários para o entendimento dos processos pelos quais a água passa na natureza, as suas aplicações, e, em especial, para as bacias hidrográficas tipicamente rurais. Ao longo dos últimos 10 anos os autores desenvolveram atividades de pesquisa com base em monitoramento realizado em pequenas bacias hidrográficas representativas da região Alto Rio Grande, MG, que geraram informações e conhecimento, que foram agregados ao conteúdo deste livro, o que torna esta obra diferenciada de outras já publicadas.
Os temas são apresentados de acordo com o conhecimento padrão da ciência hidrológica, desenvolvendo-se Exemplos de Aplicação para que o leitor possa compreender como um dado problema pode ser resolvido e, ou, analisado, sendo que tais exemplos, na maioria das vezes, incorporam nossas observações e monitoramentos de campo. Dentro do escopo do aprendizado, buscou-se ao final dos capítulos 2, 3, 4, 5, 6 e 7, apresentar uma lista de exercícios para que o estudante possa praticar e consolidar seus conhecimentos.
Sempre que pertinente e oportuno, foram inseridas no desenvolvimento dos conteúdos, as associações existentes entre os diferentes recursos da bacia hidrográfica, para o entendimento do seu comportamento hidrológico, bem como, as possíveis implicações ambientais, pois a água desempenha papel preponderante nas potencialidades e vulnerabilidades da natureza.
"Hidrologia de superfície: princípios e aplicações" pode ser recomendado para diversos cursos de engenharia, geologia, ecologia, agronomia e ciência florestal, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Neste sentido, no prefácio do mesmo, apresentamos uma sugestão de tópicos que podem ser desenvolvidos tanto para um nível quanto para o outro. Assim, esperamos que esta obra possa contribuir de forma efetiva para a boa formação dos profissionais que tenham relação com esta ciência, que, além de fascinante, é de vital importância para o desenvolvimento sustentável e vem despertando, cada vez mais, o interesse não só de cientistas, mas também, da sociedade como um todo.