A presença das máquinas elétricas na nossa vida cotidiana é discreta, mas muito importante. Tudo o que ocorre até que a eletricidade chegue à tomada da nossa casa é, ao mesmo tempo, complexo e fascinante. No início deste processo, existe um gerador síncrono trifásico, acionado por turbinas mecânicas, ou seja, a conversão de energia mecânica em energia elétrica.
Da mesma forma, o elevador, a escada rolante, a geladeira, a batedeira, o drone e o trem são exemplos do conforto gerado pelos dispositivos que fazem a conversão inversa da energia elétrica em um movimento rotacional. A transição energética aponta para uma utilização ainda maior da eletricidade. Muito provavelmente, dentro de 30 anos, o transporte urbano será feito exclusivamente por motores elétricos.
Os exemplos acima mostram a importância dos conceitos técnicos descritos neste livro. Todo engenheiro eletricista tem a obrigação de conhecer e entender a teoria que explica o movimento rotacional das máquinas elétricas.
O objetivo deste livro é servir como um primeiro passo para a compreensão dos fenômenos físicos que ocorrem no interior de um dispositivo de conversão de energia. Em última análise, é essa máquina elétrica que faz o mundo moderno girar.