O interesse da humanidade pelas plantas remonta à Antiguidade, quando se fez necessário organizar o conhecimento sobre a flora, especialmente sobre as suas propriedades medicinais e alimentícias. Entre os que se destacaram nessa tarefa, sobressai-se Teofrasto, considerado o "pai da Botânica", que foi um dos primeiros estudiosos a estabelecer um sistema de classificação de vegetais, reconhecendo formas de crescimento e criando termos para descrever a fisiologia das plantas, muitos dos quais são utilizados até hoje.
A Morfologia Vegetal é o ramo da Botânica que estuda as formas e as estruturas das plantas. Quando o foco dos estudos se concentra na morfologia externa dos órgãos das plantas, utiliza-se o termo organografia. Por outro lado, anatomia vegetal é o estudo da estruturação interna do corpo vegetal.
Nesse contexto, a elaboração deste Glossário ilustrado de Botânica objetiva facilitar o processo de aprendizagem desse ramo, envolvendo tanto aspectos organográficos quanto anatômicos. Em seis capítulos recheados de ilustrações detalhadas, os autores apresentam a terminologia morfológica relacionada aos principais órgãos das plantas: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, com uma breve explicação sobre cada estrutura.
No primeiro capítulo, apresentam-se os tipos de raízes da planta, sua função e seus elementos. Depois, discute-se sobre o caule da planta e sua organização básica. A anatomia da folha é abordada na sequência, com muitas ilustrações de suas diferentes manifestações. As estruturas de reprodução e propagação de plantas angiospermas, a flor e o fruto, são detalhadas nos capítulos 4 e 5, e, por fim, o último capítulo destaca os principais aspectos das sementes, presentes tanto em angiospermas como em gimnospermas.
Destinado a estudantes e profissionais de Biologia, Agronomia, Farmácia e Engenharia Florestal, o Glossário ilustrado de Botânica serve de referência para o estudo do uso e do manejo de plantas.