Esta obra, assinada por 37 talentosos autores com as mais diversas expertises na área de ciência e tecnologia de pós-colheita e industrialização do milho, foi pensada para servir de leitura geral e, principalmente, de fonte para consultas pontuais de pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas no tema, além de oferecer uma ampla perspectiva sobre o milho, desde os componentes menores (bioativos e minerais) até as macromoléculas.
O texto traz ainda informações abrangentes sobre todos os aspectos de química, tecnologia e usos do cereal mais produzido no mundo (em toneladas métricas), e inclui extensa cobertura do desenvolvimento recente científico e tecnológico sobre o tema.
Em 21 capítulos, o livro destaca a importância do milho como matéria-prima para a produção de alimentos e de bioetanol combustível, e o tema emergente de fitoquímicos ou compostos nutracêuticos associados a diferentes tipos de milhos e seu efeito na saúde humana; especialmente na prevenção de doenças crônicas e do câncer, além de seus aspectos sensoriais e genótipos especiais. Discute ainda sobre o uso do milho como fonte de fibra alimentar, cozimento por extrusão de farinhas e amidos de milho, examina o efeito da composição e estrutura do milho na utilização da farinha de milho, na panificação e nos produtos de milho. Além de servir de base científica, essa obra apoia o desenvolvimento tecnológico das indústrias de milho e derivados.
Ancorado em centenas de referências bibliográficas nacionais e internacionais, o livro sintetiza o conhecimento direcionado para a difusão do saber focado em um cereal muito importante para alimentação humana: o milho! A obra abrange amplos aspectos da qualidade do grão, que vão da lavoura ao prato do consumidor. Quando trata do processamento, concentra-se na demanda em cada um dos caminhos possíveis para os grãos de milho, direcionados a aspectos fundamentais, como a saúde do consumidor.
Tomando temas do milho mais intenso em tecnologia, aqui são apresentadas as infinitas oportunidades de uso alimentício, de uso para a produção de bebidas e para o etanol.