Engenheiros e arquitetos que trabalham com estruturas em madeira costumam dizer que ela é o material de construção do século XXI.
Materiais como aço e concreto, que são muito empregados na construção civil atualmente, sobretudo no Brasil, dependem de combustíveis fósseis para serem produzidos e são grandes emissores de gás carbônico, que é um dos principais causadores do efeito estufa e, portanto, das mudanças climáticas.
A madeira e uma matéria-prima renovável. No processo decrescimento, a árvore, através da fotossíntese, combina o gáscarbônico e a água para produzir compostos orgânicos, em grande parte material lenhoso.
Quando utilizamos madeira proveniente de manejos sustentados de florestas nativas ou de florestas plantadas na construção estamos na verdade estocando gás carbono que seria lançado novamente na atmosfera, promovendo um sequestro de carbono de ciclo longo.
Atualmente há um grande incremento na produção de madeira engenheirada no Brasil. A utilização de matéria prima proveniente de florestas plantadas, próximas dos centros consumidores e com grande produtividade, aliada a processos automáticos de projeto, fabricação e usinagem, tornaram a madeira engenheirada competitiva em relação às estruturas metálicas e ao concreto armado.
Nosso desafio agora e aumentar em muito a utilização da madeira em nossas construções que ainda é pequena se comparada aos países desenvolvidos. Infelizmente as escolas de engenharia e arquitetura, salvo algumas poucas exceções, continuam ignorando a madeira como material de construção. Este livro com certeza contribuirá para mudar esse cenário.