Com 55 capítulos e com mais de 200 fotos em cores; com participação de 127 pesquisadores de 66 instituições do Brasil e do exterior. É uma versão revisada, atualizada e ampliada do livro histórico : Impacto das Pragas Introduzidas no Brasil, editado em 2001 por Evaldo F. Vilela, Fernando Cantor e Roberto A. Zucchi (esgotado em 2007).
O livro está dividido em cinco partes.
O livro abre suas páginas discutindo as ameaças fitossanitárias para o Brasil, a quarentena vegetal, o registro de praga introduzida e o trânsito de vegetais no comércio internacional, além de trazer uma análise de benefício–custo da praga introduzida.
Nas demais partes, são tratadas as pragas das frutíferas, das plantas ornamentais, das hortaliças, das plantas forrageiras e das grandes culturas, que foram introduzidas no Brasil entre o início do século XX e a segunda década deste século. Várias pragas introduzidas há muito tempo, que não haviam sido abordadas na versão anterior, foram incluídas nesta edição. Esta obra visa atender as expectativas de pesquisadores, engenheiros agrônomos, agentes alfandegários, biólogos, estudantes e pessoas interessadas em entomologia e seus aspectos básicos, aplicados e históricos.