Economia agrícola - Impresso

Disponível em:
    O objetivo deste livro é o de introduzir o leitor em um conjunto de temas de grande relevância na área de economia agrícola no Brasil. Iniciaremos com um conjunto de seções que tratam das políticas praticadas pelos governos de todo o mundo que afetam o desempenho das atividades agrícolas e pecuárias. Podemos dividir essas políticas em dois grandes grupos. O primeiro é composto por políticas macroeconômicas, que afetam a economia como um todo. Entre estas, encontram-se as políticas monetária, fiscal, cambial e comercial. Quais são os impactos dessas políticas no setor? Por exemplo, como a rentabilidade econômica da produção de um determinado produto agrícola pode ser afetada por uma mudança na taxa de câmbio ou uma alteração nos gastos do Governo?

    O Segundo grupo é composto de políticas voltadas diretamente para o setor agrícola, daí serem conhecidas como políticas agrícolas. Examinaremos com mais detalhes seus principais componentes, quais sejam as políticas de preço, de comercialização e de crédito rural. Essas políticas são praticadas na maioria dos países, em alguns com um caráter mais liberal e em outros com forte intervenção dos governos. Em vários países desenvolvidos, por exemplo, os governos intervêm fortemente nas atividades de produção e comercialização de produtos agrícolas por meio dessas políticas. Quais são as justificativas para essa intervenção? Quais são os objetivos e impactos?
    Uma vez examinado o caráter mais geral das políticas que afetam o setor, partiremos ara o exame das políticas agrícolas executadas no Brasil. Faremos isso em seu contexto histórico. Do início da década de 1970 até o início dos anos 1980, as políticas de crédito rural e de preços mínimos de garantia foram largamente ampliadas no país. Essa fase pode ser chamada de “era de ouro” para a política agrícola no Brasil. Segue-se um longo período de crise econômica no país que será acompanhado pela desmontagem e reestruturação não apenas da política de crédito e de preços, como também de outras políticas agrícolas, tais como aquelas voltadas para produtos (como o Proálcool), regiões, seguro agrícola e pesquisa tecnológica.

    Encerraremos os nossos estudos com a apresentação do conceito de sistema agroindustrial, o qual se encontra bastante difundido nos estudos sobre cadeias agroindustriais no Brasil e no exterior. Em sua maioria, esses estudos descrevem e analisam as relações técnicas e econômicas que são estabelecidas desde a produção de insumos para a agropecuária, passando pela produção rural e o processamento de seus produtos, até alcançar o consumidor. Nesse caminho, são gerados fluxos financeiros, de produtos e de matérias-primas.
    Desejamos uma boa leitura e esperamos que, ao final, tenhamos contribuído para ampliar o seu conhecimento em economia agrícola. Em especial, na sua capacidade de interpretar os sinais emitidos pelas políticas governamentais e o impacto destas no setor.

    Por: R$ 39,00

    Preço a vista: R$ 39,00

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes