Esta obra, escrita e editada por autores brasileiros, resgata e avalia criticamente as pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos 30 anos, em um tema de grande interesse acadêmico e tecnológico que são as Micorrizas - simbioses mutualísticas formadas entre certos fungos do solo e raízes da maioria das plantas.
Na simbiose micorrízica, em geral, o micélio fúngico explora o solo, na busca de nutrientes e água, transferindo-os às raízes das plantas em troca de açúcares para o seu crescimento. Esse processo é tão eficiente que a maioria das plantas forma micorrizas em condições naturais e muitas são totalmente dependentes do fungo para seu crescimento. Não é exagero dizer que “plantas não têm raízes, têm micorrizas”, e isto denota a importância desta simbiose, especialmente para um país mega diverso e uma potência agrário-exportadora como o Brasil.
O papel estratégico dessa simbiose para manutenção de comunidades vegetais, recuperação de áreas degradadas e para a produção agrícola sustentável é notório, e com o conhecimento gerado no país até o momento é possível afirmar: “As micorrizas são as raízes da sustentabilidade agrícola nos trópicos”.
Cerca de 2.500 referências em 22 capítulos; Texto escrito por 51 autores brasileiros; Ilustrado com fotografias, gráficos e tabelas; Texto básico para professores, pesquisadores, estudantes, agricultores, consultores e empresários da área agrícola e ambiental; Interesse para as áreas de Agronomia, Ecologia, Ciências Biológicas, Microbiologia e Biotecnologia.