O turismo é uma atividade dinâmica e vem se tornando foco de discussões sobre sua influência nos ambientes, na vida das pessoas afetadas e também como prática que assume uma perspectiva econômica voltada à promoção da sustentabilidade.
Nesse sentido, este livro atinge todos os lados dessa problemática, mostrando como foi a evolução do tratamento dado ao meio ambiente desde o século XX até hoje, passando pela legislação atual e a política de meio ambiente, que determina restrições de uso e busca promover a sustentabilidade dos ecossistemas.
A autora discute também a educação ambiental como possibilidade de modificação da perspectiva exploratória sobre o ambiente, a qual já foi muito mais preocupante e vem se modificando gradualmente.
A obra trata, ainda, de como se pode organizar o turismo em áreas naturais com vistas à sustentabilidade, propondo sistemas de gestão ambiental como soluções possíveis para a resolução do dilema entre exploração e uso sustentável e analisando as perspectivas futuras da atividade.