Só podemos amar aquilo que conhecemos. Só podemos preservar aquilo que achamos que faz parte de nossa vida, que nos acolhe, que nos oferece condições de vida. Só podemos acolher aquilo que sentimos que faz parte de nosso dia-a-dia. Este livro tem essa intenção. Dar a conhecer a cidade, a região em que habitamos, vivemos, trabalhamos, amamos. E a melhor forma de fazer isto é olhar, ver e enxergar a cidade como nosso lugar. É ser topofílico. Esta obra que é coletiva traz, de muitas formas, vários caminhos, várias metodologias para se conhecer, compreender, preservar e amar o espaço urbano. E, a melhor forma para se ter acesso aos caminhos que levam à compreensão dos processos de formação, construção, desenvolvimento, conflitos de uma cidade, de uma região é através do ensino de Geografia. Por isso, vários professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) resolveram passar para este compêndio alguns caminhos necessários para entender os conceitos geográficos, processos de urbanização, migrações, desigualdades sociais. Em se conhecendo essas trilhas, fica mais fácil compreender, conhecer, amar e transformar o tempo-espaço de nossas cidades. Com o intuito de orientar e conduzir o aprendizado sobre o urbano, os escritores desta obra revisitaram vários autores, conceitos, teorias, análises, que pudessem iluminar a busca desse conhecimento, dessa vivência. Para isso, ao longo do livro, vão sendo traçados os caminhos que permitem concretizar esse objetivo. Para tanto, foram revisitados os conceitos de urbano e rural, cidade e campo. A microrregião Ilhéus-Itabuna tem sua história desvendada através da descoberta de seu processo de urbanização, no período de 1980-2010. E por que não estudar a geografia e compreender a cidade através do cinema? Toda cidade fez e faz sua história no tempo-espaço. No caso de Itabuna, esse tempo-espaço foi imortalizado em telas e poesia. Os movimentos sociais, as migrações, os impactos socioambientais, as desigualdades sociais, os problemas de saúde são temas que fazem parte do ensino de geografia, levando, certamente, a reflexões e ações pedagógicas. Que o esforço e produção dos que trabalharam para que esse livro viesse a público, seja recompensado através do estudo, da compreensão e de práticas que venham a melhorar nossas cidades, nossa região. Enfim, nossa vida! Lurdes Bertol Rocha