Nesses tempos de comunicação de massa e de armazenamento de informações, que se tornaram possíveis graças ao avanço da tecnologia, a habilidade para compreender e utilizar a informação de modo inteligente é de crescente importância em todas as áreas do conhecimento, inclusive da administração empresarial. Tornou-se essencial não apenas saber como usar adequadamente a informação disponível, mas também como coletar e processar os dados apropriados à tomada de decisão. Os problemas ligados à coleta, à análise e à interpretação dos dados são do domínio da estatística.
Há algumas décadas, a contribuição do método estatístico à solução dos problemas empresariais restringia-se à coleta dos dados vitais e à descrição eficiente desses dados. Recentemente, todavia, o estudo da estatística dedicou-se, também, à análise dos dados e ao seu uso na tomada de decisão. Esse papel é de grande importância quando uma decisão tem de ser tomada com base numa quantidade limitada de informações.
Aos administradores públicos e de empresas que tomam decisões por meio de informações, disponíveis ou a serem obtidas com orçamentos limitados, é essencial o conhecimento das técnicas estatísticas, que darão suporte científico à decisão objetiva. Também os economistas interessados na construção de teorias e modelos matemáticos para as atividades econômicas devem testar a validade dessas teorias por meio dos métodos estatísticos.