Sobre o Autor | Guido Guidicini Geólogo pela USP em 1963. Especialista em Geologia de Engenharia. Experiência profissional ininterrupta desde março/1964. Participou de cerca de 200 estudos e projetos de barragens, em sua maioria associados a aproveitamentos hidrelétricos e à construção de açudes no Nordeste.
Autor de livros sobre diversos temas: a Geologia no projeto de barragens de terra e enrocamento, estabilidade de taludes naturais e de escavação, acidentes em barragens e obras anexas, evolução das barragens de açudes no Nordeste, bibliografia brasileira em Geotecnia.
Desde 1994 atua como consultor através de sua própria empresa.
Carlos Manoel Nieble é engenheiro de minas, formado em 1966 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Em 1974, tornou-se mestre em Engenharia, pela mesma instituição, tendo apresentado a dissertação “Segurança nos desmontes com explosivos”.
De 1967 a 1975 trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde desenvolveu atividades relacionadas a mecânica de rochas e dinâmica de rochas, atingindo grau de pesquisador-chefe.
Foi professor assistente da Escola Politécnica da USP até 1975, onde ministrou, para geólogos, engenheiros de minas e engenheiros civis, cadeiras relacionadas a Desmonte e Perfuração de Rochas com Explosivos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.
Foi presidente da então Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE) entre 1974 e 1976.
Em 1976 fez, com alguns parceiros, a primeira implosão de edifício do Brasil, a do edifício Mendes Caldeira, na Praça da Sé, em São Paulo. A esta seguiram várias outras, sendo possível ressaltar a do Irmãos Conzo e um edifício no Largo do Machado, no Rio de Janeiro.
Participou da equipe da Paulo Abib Engenharia, maior empresa projetista e gerenciadora de mineração do país, onde atuou em mecânica de rochas, dinâmica de rochas e mais de 30 barragens de disposição de rejeitos e lamas de mineração.
Foi consultor de diversos empreendimentos de mineração, entre os quais minas da Vale do Rio Doce, da Ferteco Mineração, e de várias minerações a céu aberto e subterrâneas.
Foi projetista e consultor das principais hidrelétricas do Brasil e América do Sul e Central, entre elas Itaipu, Tucuruí, Teles Pires e mais de cem outras, além de ter participado dos principais projetos de túneis e de metropolitanos no Brasil. Projetou e acompanhou os desmontes subaquáticos executados para o rebaixamento da calha do Rio Tietê, executado ao longo dos 24km próximos da marginal do Rio Tietê.
É autor de mais de 150 artigos, sendo mais de 40 em congressos internacionais. Junto com Guido Guidicini, é coautor do livro Estabilidade de taludes naturais e de escavação, editado pela Edgard Blucher em associação com a USP.
Atualmente, é consultor de risco geológico e dinâmica e mecânica das rochas aplicadas a hidrelétricas, túneis e metropolitanos subterrâneos. |
---|