A história da Terra é tradicionalmente relatada do ponto de vista geológico e paleontológico. Mesmo nos tratados mais modernos, onde já são introduzidos alguns conceitos ecológicos, a ênfase é dada à exposição seqüencial dos tipos de rochas e de fósseis que caracterizam cada período geológico ao longo da história da Terra.
Este livro encara a história da Terra de um outro ponto de vista. Ele procura dar um caráter dinâmico à sucessão dos eventos que levaram à formação dos ambientes na superfície do planeta e á interrelação entre estes e as formas de vida que surgiram progressivamente. O objetivo é mostrar como a interação entre os organismos vivos e o meio físico foi mudando a atmosfera, modificando o ambiente nos mares e transformando a superfície dos continentes até atingirem as condições atuais.
O livro é escrito em duas partes. A primeira é a história ecológica da Terra durante os quase 4 bilhões de anos desde que surgiram os primeiros organismos. A segunda é dedicada ao Quaternário e aos conceitos e métodos científicos utilizados na reconstrução ecológica do passado.