Esta obra aborda a ligação entre a teoria e a prática no ramo das edificações e de preferência nas pequenas obras, exatamente aquelas em que mais se nota a falta desses conhecimentos. Voltada principalmente para os que procuram trabalhar por conta própria e precisam de uma orientação, esta está dividida em dois volumes. Neste primeiro volume são abordados assuntos como:
1. Contratos entre engenheiro e cliente; obras por administração e por empreitada; discussão das vantagens e desvantagens de cada modalidade de contrato; exemplos e modelos de contratos. Memoriais descritivo.
2. Contratos entre cliente e mão de obra ou entre engenheiros e mão de obra (empreiteiros); como encanadores, pintores, eletricistas, pedreiros etc.
3. Processo comercial e cobrança para com os clientes; emissão de faturas; notas, faturas e duplicatas dos fornecedores e mão de obra.
4. Cálculo de quantidades de materiais para efeito de compra e para orçamento. Orçamentos aproximados e definitivos.
Em continuidade ao excelente e conhecido trabalho do Professor Alberto de Campos Borges, os revisores e atualizadores acrescentaram os materiais atualmente utilizados. Contudo, a linguagem simples e objetiva do livro foi mantida e os assuntos continuam tratados na ordem em que cada etapa da obra é executada.
O livro desde a sua concepção, primou por ser uma obra de consulta. Por sua utilização prática, novas edições se fizeram necessárias desde o seu lançamento em 1957. Adotado por engenheiros, mestres-de-obras, encarregados e demais pessoas que lidam com construções, em função do constante progresso em relação ao material aplicado nas construções, encontra-se em sua nona edição.